Servidores da Assistência Social têm capacitação para Brigada de Incêndio

Publicado em: 24/03/2022 17:18 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Com o objetivo de prevenir e combater eventuais sinistros ou desastres no ambiente de trabalho, a Secretaria Municipal de Administração segue com o programa de formação das brigadas de incêndio nas repartições públicas municipais. Nessa quarta-feira (23), a capacitação foi voltada à Secretaria Municipal de Assistência Social, da qual participaram 22 servidores, tanto da sede quanto dos equipamentos, como CRAS e CREAS.

O treinamento teve oito horas e foi dividido em duas partes, sendo que a primeira, orientada pelo técnico de Segurança no Trabalho, Claudemir Ardenghi, abordou as responsabilidades do brigadista; técnicas de prevenção; fogo e métodos de extinção; classes de incêndio; agentes extintores; equipamentos de proteção individual (EPI); abandono de área; pessoas com mobilidade reduzida e outros.

Já a segunda etapa, ministrada pela enfermeira Andreia Pizani Domingos, tratou de primeiros socorros e abrangeu assuntos como a avaliação do cenário, mecanismos de lesão e número de vítimas; causas de obstrução e liberação de vias aéreas; reanimação cardiopulmonar (RCP); hemorragias, fraturas, ferimentos e queimaduras.

“O objetivo é contar com pessoas preparadas e instruídas para atuarem com eficiência na fiscalização do estado de conservação dos equipamentos de segurança e em circunstâncias críticas, não só relacionadas a incêndios, mas qualquer tipo de emergência nas repartições públicas municipais”, destaca o secretário de Administração, José Maria de Souza.

RECICLAGEM – A partir desta quinta-feira (24), os trabalhos estão direcionados à reciclagem do conhecimento das brigadas escolares, existentes nas 28 instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação.