Projeto Cianorte Mais Saudável sugere alimentos para fortalecer a imunidade

 

Publicado em: 25/03/2022 10:53 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação

Whatsapp

 

Com publicação mensal, a iniciativa do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que instrui a população, o Projeto Cianorte Mais Saudável, apresenta em março alimentos que fortalecem a imunidade. Em tempos de Coronavírus, manter a saúde em dia e a proteção em alta é essencial para o combate desta e de outras doenças.

O sistema imunológico é responsável pela defesa do nosso organismo contra invasores, externos e internos, e uma boa alimentação favorece o seu fortalecimento. Quando o corpo está em baixa, as chances de contrair microrganismos indesejados aumentam. Mas vale um alerta: não existe alimento ou vitamina milagrosos. O que temos são os que reforçam a defesa da imunidade.

Muitos nutrientes e sais minerais exercem ação antiviral. É recomendável o consumo diário de frutas e legumes, principalmente alimentos que contêm proteínas e antioxidantes para fazer o fortalecimento do corpo. Dentre as vitaminas, destacam-se: A, C, D e Zinco. Seguem alguns alimentos que reforçam nossa imunidade:

  • Vitamina A: bife de fígado, cenoura, batata-doce e frutas de coloração amarelo-alaranjada (manga, mamão e caqui);

  • Vitamina C: frutas cítricas, salsinha, repolho, brócolis e pimentão vermelho e amarelo;

  • Vitamina D: carne, peixe, ovos, fígado, leite e derivados. Uma outra fonte é tomar sol por 15 minutos diariamente;

  • Zinco: carnes bovinas, atum, sardinha, arroz integral, cereais e castanhas.

Outro fator importantíssimo é a hidratação. A orientação dos especialistas é que o consumo de água seja correto, em torno de 35ml por quilo da pessoa. Com estas dicas você não impedirá a contaminação, mas seu organismo estará mais fortalecido para combater os vírus, bactérias ou fungos. Sua saúde agradece!