Tem início o plantio de mudas do projeto municipal de incentivo à cafeicultura

Publicado em: 01/04/2022 15:57

Luiz Ferraz de Mesquita Filho” distribuirá 125 mil mudas a 40 pequenos produtores nos meses de abril e maio

As primeiras mudas de café repassadas aos produtores integrantes do Projeto Luiz Ferraz de Mesquita Filho foram plantadas, na tarde desta quinta-feira (31). A propriedade de Maurício Pereira Rezende foi a escolhida para simbolizar o pontapé inicial do programa, que contempla um total de 40 cafeicultores. Além do fornecimento de aproximadamente 500 mil mudas (125 mil apenas nos meses de abril e maio), o projeto prevê, ainda, a total assistência técnica no desenvolvimento da cultura, com o apoio na elaboração de planos de crédito, bem como a oferta de horas-máquina e organização para a comercialização do produto.

“Esta é uma oportunidade para se segurar com as duas mãos. Que os pequenos produtores que estão ingressando, melhorando ou ampliando a produção, aproveitem este ensejo”, disse Dieiner Gonçalves, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, órgão responsável pela administração do Fundo Agropecuário, financiador da iniciativa, e presidente do Sindicato Rural de Cianorte.

“A agricultura precisa de tempo e planejamento. Há um ano lançamos o projeto e, neste período, cadastramos os interessados, visitamos as propriedades para verificar se teriam condições de receber as mudas, depois realizamos análises para definir a espécie de café, adubo e espaçamento adequados. Além disso, temos que contar com o tempo propício [com chuvas] para o plantio”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Fomento Agropecuário, Anízio Menarim Filho. O secretário, afirmou, ainda, que a iniciativa busca melhorar a renda das famílias, envolver as mulheres na produção e, ao final, ter 100 unidades de referência no cultivo em Cianorte.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Márcia Pereira, parabenizou o programa, a equipe da Secretaria de Agricultura e a todos os envolvidos. Já o vice-prefeito, João Alexandre Teixeira, enalteceu que projetos como este “são frutos do respeito com o dinheiro público e do compromisso com o homem do campo”. O vice também defendeu a importância de se resgatar a história de nossa cidade, que já foi uma grande produtora de café, trazendo um novo horizonte.

Para finalizar, o prefeito Marco Franzato agradeceu a todos “que ajudam esta administração a promover uma grande transformação em todas as áreas, inclusive na agricultura. Com este projeto, queremos elevar o Valor Bruto da Produção do grão no município, gerar emprego e renda. Estamos empenhados para dar condições dos pequenos produtores se desenvolverem e permanecerem no campo”, revelou.

Também participaram da solenidade o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Luiz Carlos Gavioli, e membros da Associação das Mulheres Agricultoras Reunidas Inspirando Alegria e Sabor (As Marias). A execução do projeto tem o apoio da Secretaria Estadual de Abastecimento (SEAB); da Associação dos Avicultores de Cianorte (AAVIC); do Sindicato Patronal Rural; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR); da Cocamar; do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR); e dos agentes de crédito Banco do Brasil e Sicredi.