Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Publicado em: 04/04/2022 16:39 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Na primeira etapa, Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar 12.643 idosos e 5.768 trabalhadores da saúde

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início nesta segunda-feira (04). Em Cianorte, assim como nos distritos de São Lourenço e Vidigal, a imunização será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, no horário de expediente, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Segundo orientações do Ministério da Saúde, a vacinação será feita de forma escalonada. Os grupos prioritários estão distribuídos em duas etapas. Na primeira, que vai de 04 de abril a 02 de maio, serão imunizadas pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde. Já na segunda, que vai de 03 de maio a 03 de junho, serão imunizados os demais grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

“A vacina contra a gripe protege contra três subtipos da doença, sendo a H1N1, conhecida popularmente como Gripe A; a H3N2 e a influenza B. O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da infecção, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”, explicou a secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci.

Para receber a vacina, é necessário apresentar os devidos documentos, como a identidade e a caderneta de vacinação. No caso das grávidas, a carteirinha de gestante, e dos trabalhadores da saúde, o comprovante profissional. A meta para esta primeira fase é imunizar 12.643 idosos e 5.768 profissionais da saúde. Já para a segunda fase, a meta é vacinar 11.189 pessoas.

OUTRAS VACINAS - A chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Aline Soares de Almeida Leal, explica que a vacina da Influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional e também em pacientes que fazem uso de medicamentos. Inclusive, sugerimos que aqueles que ainda não receberam uma das doses de reforço da vacina contra a Covid-19, aproveitem a oportunidade para se imunizar. A única exceção são as crianças de 5 a 11 anos (com início em 03 de maio), que precisam esperar 15 dias após tomar a vacina contra a Covid para ter aplicada qualquer outra dose do calendário”, finalizou.