Cianorte renova acordo de cooperação para manejo da Reserva Biológica das Perobas

Publicado em: 05/04/2022 11:31 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Documento prevê ações a serem desenvolvidas pelo município, em prol da preservação da floresta

O prefeito Marco Franzato assinou, na última segunda-feira (04), a renovação do Acordo de Cooperação para apoio ao gerenciamento e manejo da Reserva Biológica das Perobas, administrada pelo Instituo Chico Mendes de Conversação da Biodiversidade (ICMBio). O documento, com validade de dois anos, direciona as ações a serem realizadas pelo município em prol da floresta.

O parque fica entre Cianorte e Tuneiras do Oeste e foi transformado em unidade de conservação em outubro de 2017, através de convênio firmado pelas prefeituras dos municípios com o então Instituto Ambiental do Paraná (IAP), hoje Instituto Água e Terra (IAT). Com a medida, as cidades passaram a receber o ICMS Ecológico, que, além dos gastos com manutenção, contribui com os cuidados com o meio ambiente do município e da própria reserva.

“Além de ser a última grande floresta da região norte e noroeste do Paraná, a maior parte dela é composta por mata primária, o que significa que nunca sofreu uma intervenção humana severa que a descaracterizasse. Essa qualidade reforça sua importância”, argumentou o analista do ICMBio e chefe da Reserva, Antônio Guilherme Cândido da Silva.

“Manteremos nossa equipe empenhada para que este termo de cooperação seja rigorosamente cumprido, beneficiando a nossa reserva natural. Esse documento representa o compromisso e o respeito de nossa gestão com o Meio Ambiente”, pontuou Franzato.

Conforme a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniella Carraro Parreiras, “entre as ações listadas, o documento prevê a cessão de um funcionário para atuar na reserva, e a aquisição de equipamentos, conforme necessidade do ICMBio, como câmeras noturnas, drones, entre outros”, explicou.