Força-tarefa retira mais de 1,5 tonelada de lixo do Rio Coruja

Publicado em: 06/04/2022 17:07 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Ação desenvolvida pelo Tiro de Guerra integrou programação alusiva ao Dia Mundial da Água

Em Cianorte, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu, no mês de março, várias ações alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22, a fim de promover a sensibilização sobre a relevância desse elemento natural. Palestras em escolas, pinturas nos bueiros e limpeza dos rios por parte da brigada florestal foram algumas das ações. No último dia 26, foi a vez dos atiradores do Tiro de Guerra 05-011 reforçarem os trabalhos, realizando a limpeza do Rio Coruja.

Os 55 homens que participaram da ação percorreram toda a extensão do rio e recolheram mais de 1500 quilos de lixo. “O material coletado é proveniente do descarte irregular de detritos, carregados para os corpos d’água através de galerias pluviais. Por isso, sempre trabalhamos a questão de que a separação e o correto acondicionamento dos resíduos domiciliares evitam a poluição dos rios”, afirmou a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniella Carraro Parreiras.

A secretária agradeceu o Tiro de Guerra pela iniciativa e também elencou outras ações que podem colaborar com a preservação dos rios. “Muitos dizem que estamos sendo repetitivos, mas não custa relembrar que separar o lixo e descartá-lo no local adequado, evitando acondicionar no solo para não sofrer ações de chuvas e animais; não jogar nenhum tipo de material nas ruas, galerias, matas ciliares ou diretamente nos rios; denunciar a disposição irregular de resíduos, entre outros, são feitos simples, mas que fazem toda a diferença na manutenção do nosso ecossistema”, defendeu Daniella.