Pavimentação da Estrada Pala é tema de audiência pública

Publicado em: 11/04/2022 16:09 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Autoridades reuniram-se com moradores para tratar do projeto da obra

Na última sexta-feira (08), o pré-projeto de pavimentação da Estrada Pala, que liga a Estrada Rodeio ao distrito de Vidigal, foi apresentado aos moradores atendidos pela via. A audiência pública, realizada no Pesqueiro Nutrifish, reuniu aproximadamente 50 pessoas. Com a adesão unânime, o documento será submetido à aprovação do Governo Estadual, parceiro da iniciativa.

O pré-projeto prevê a pavimentação dos 7.790 metros da Estrada Pala, utilizando bloco de concreto intertravado, popularmente conhecido como paver. A obra, dividida em duas fases, foi avaliada em mais de R$ 4 milhões e será executada por meio de convênio firmado com o Governo do Paraná – Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB).

“Para executar a pavimentação, será preciso readequar toda a estrada, com a elevação do leito, criação de caixas de contenção de água, curvas de nível, construção de meio-fio, entre outras melhorias. A pista terá sete metros de largura, para facilitar o trânsito de caminhões. Para que tudo isso seja possível, contamos com a contribuição dos donos das propriedades, no sentido de regularizar os sítios e chácaras que estão invadindo a área de domínio do município (15 metros) ou jogando a água das chuvas na via. Estamos planejando tudo de modo que as benfeitorias perdurem por muitos anos”, explicou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Roberto Pazinato Júnior.

Na primeira etapa de execução, que compreende 900 metros de extensão, o investimento será de R$ 600 mil da SEAB, com a contrapartida de cerca de R$ 70 mil do município. Já a segunda etapa, que engloba os 6.890 metros restantes, é avaliada em aproximadamente R$ 4 milhões, provenientes de recursos estaduais, com contrapartida municipal de quase R$ 800 mil.

“É um valor significativo, que fará a diferença para quem mora ou tem seu agronegócio ali, uma vez que se beneficiarão das melhorias sem precisar desembolsar nada, já que serão a custo zero para os proprietários das terras. Sabemos que uma estrada rural pavimentada facilita a circulação das pessoas e o escoamento da produção agrícola. Além disso, oferece condições para as famílias permanecerem no campo. Neste sentido, agradecemos o prefeito Marco Franzato e o deputado estadual Márcio Nunes pela sensibilidade frente esta demanda”, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho.

Durante a audiência pública, os moradores puderam colaborar com o projeto e tirar dúvidas. Também estiveram presente os vereadores Marcia Pereira, Professora Neuza Casassa, Tuika e Edvaldo (Estância Luana).