Prefeitura aplica inseticida contra o mosquito da dengue

Publicado em: 18/04/2022 17:20 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Ação é mais uma estratégia da Secretaria de Saúde para o combate da doença

Desde a última quinta-feira (14), os moradores da Zona 2 têm percebido uma movimentação diferente no bairro. Trata-se dos agentes de combate à dengue, realizando a aplicação de inseticida a ultrabaixo volume (UBV) Leve, por meio de bombas pulverizadoras costais, com o objetivo de eliminar o mosquito Aedes aegypti.

Segundo a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Aline Soares de Almeida Leal, “a escolha do bairro levou em conta o número de notificações e casos confirmados da dengue, como medida de contenção. Ao concluir a Zona 2, iremos para os demais bairros. É importante lembrar que, durante a passagem do inseticida, as pessoas precisam abrir a sua residência, ficar em local arejado, proteger os alimentos, pássaros, aquários e vasilhas de água dos animais”, explicou.

“Decidimos traçar essa estratégia, porque o ‘fumacê’ (aplicação do inseticida a UBV Pesado, utilizando um veículo), não é realizado pelo município, e sim pelo Governo Estadual. O veneno mata apenas os mosquitos já adultos e não as larvas. Portanto, as ações particulares de combate aos criadouros, ou seja, os locais que acumulam água, devem continuar”, disse a secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci.

Até o momento, Cianorte possui 250 casos confirmados, um número alarmante se compararmos com 2021, quando foram confirmados 26 casos (durante todo o ano). Além da aplicação do inseticida, a Secretaria Municipal de Saúde também tem realizado força-tarefa nos bairros que apresentam mais focos, ações educativas nas escolas, divulgações de formas de prevenção e mapeamento aéreo com drone de possíveis criadouros. As denúncias de focos podem ser realizadas através do telefone 3619-0328 e do WhatsApp 99125-9767, de forma anônima.