Palestras levam informações do Abril Verde aos servidores de obras e meio ambiente

Publicado em: 29/04/2022 16:59 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Como parte da campanha Abril Verde, mês destinado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, a Secretaria Municipal de Administração, por meio do técnico em segurança do trabalho, Claudemir Ardenghi, realizou palestras sobre o tema para os servidores das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos, na última quarta-feira (27), e de Meio Ambiente, nesta sexta-feira (29).

“Para entendermos a seriedade e necessidade de tratar a acidentalidade e o adoecimento laborais, basta olharmos as estatísticas brasileiras: de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, apenas em 2021, foram comunicados mais de 570 mil acidentes e 2.487 óbitos associados ao trabalho, com aumento de 30% em relação a 2020”, destacou Claudemir.

O técnico contextualizou os fatos com a rotina dos servidores, enfatizando os cuidados, principalmente nas intervenções em vias públicas, para evitar quaisquer tipos de acidentes, sejam leves, incapacitantes ou fatais, como atropelamentos, quedas, fraturas, ferimentos e outros. “O cumprimento dos requisitos normativos e legais, como o uso dos Equipamentos de Proteção Individual e as sinalizações, garantem a segurança e a saúde, tanto dos trabalhadores quanto de todos ao redor”, afirmou.

SAÚDE – Dentro da mesma campanha, no dia 14 de abril, representantes dos enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde receberam orientações sobre a prevenção de acidentes de trabalho com exposição a material biológico. A ocasião abordou o manuseio correto, o uso de dispositivos de segurança e o descarte adequado de resíduos hospitalares em procedimentos com perfuro cortantes, como aplicação de vacinas, administração de medicamentos, punção venosa e outros.