Ministério da Saúde aprova a requalificação da UPA de Cianorte

Publicado em: 02/05/2022 15:06 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

O Ministério da Saúde aprovou, na última semana, a requalificação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Cianorte. Válido por três anos, o título é importante para garantir o repasse de recursos por parte do Governo Federal para o custeio de parte das despesas.

A unidade cianortense é classificada como UPA Porte II. O processo já consta como aprovado no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS) e aguarda a publicação no Diário Oficial da União. “As UPAs devem passar por requalificação a cada três anos. Porém, com a pandemia de Covid-19, os documentos necessários foram encaminhados ao Ministério da Saúde em 2021 e a visita técnica só foi realizada em março deste ano. Além da documentação, também foram avaliados a estrutura física, os processos de trabalho e os recursos humanos”, explicou a diretora da UPA, Francieli Oliveira.

A inspeção transitou por itens como a checagem da identificação visual do prédio, que garante acesso e segurança ao usuário; a manutenção de fachada; padronização de uniformes e vestimentas adequadas para o risco e complexidade de cada setor; identificação de equipe; processo de triagem de maneira informatizada, utilizando protocolo comprovadamente eficaz pelo Ministério da Saúde; disponibilidade e acesso a protocolos médicos e assistenciais nas dependências da unidade; processo de notificação compulsória; e o conhecimento e avaliação do fluxo de atendimento como um todo, desde o momento de abertura do atendimento até o momento da alta do usuário.

A secretária municipal da Saúde, Rebeca Galacci, parabenizou a equipe pela dedicação no fornecimento das informações junto ao Ministério da Saúde e agradeceu os profissionais envolvidos. “Parabenizo toda a equipe da UPA: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, farmacêutico, motoristas, recepcionistas, zeladores, e as equipes da lavanderia e da administração por esse reconhecimento.”, disse.

Atualmente, a unidade realiza, em média, 450 atendimentos/dia. Os servidores estão empenhados no processo de ampliação da complexidade dos procedimentos de urgência/emergência, para abordagem de pacientes graves, com a capacitação das equipes.