Em Cianorte, evento conscientiza sobre o Autismo

Publicado em: 03/05/2022 11:48 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ação aconteceu na Praça Primo Manfrinato e contou com orientações, jogos e distribuição de brindes

Para fechar o mês de conscientização sobre o Autismo, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã do último sábado (30), um evento para mobilizar a comunidade a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação aconteceu na Praça Primo Manfrinato e contou com orientações, jogos e distribuição de brindes, realizados pelos profissionais que atuam no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), UNIPAR e Centro Infantil Multidisciplinar de Intervenção Precoce (Cimip).

“Foi muito boa a experiência, e posso afirmar que foram sensações impressionantes. Ao passar pelo túnel sensorial, consegui sentir um pouco do que o autista sente. Nós não conseguimos ter a dimensão do impacto sofrido por eles em determinados ambientes”, disse Marcia Cristina Jacomini Bertolazzo, que passava pelo local.

“A falta de conhecimento ou de atenção ao transtorno, com certeza já provocou muitas dúvidas e insegurança às famílias. O diagnóstico precoce auxilia no tratamento e proporciona possibilidades de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci.

“As ações tiveram o papel de mostrar as características dessa condição especial, destacando que o Autismo não é uma doença. Pelo contrário, é uma condição que precisa de compreensão para incluir e ajudar. Nesse sentido, nossa equipe está sempre empenhada em fornecer informações de relevância, o que tem feito a diferença na comunidade. Nosso papel deve ser o de acolher, informar e incluir”, disse o prefeito, Marco Franzato.

ABRIL AZUL - O evento fez parte da campanha Abril Azul, que garante mais visibilidade ao tema. A cor que define o período é o azul, porque o transtorno atinge mais pessoas do sexo masculino. Já o seu símbolo, criado em 1963, é um quebra-cabeça. A ideia é representar as dificuldades de compreensão das pessoas com autismo.