Novo Plano Diretor Municipal é apresentado em Audiência Pública

Publicado em: 12/05/2022 14:49 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

A revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que acontece a cada dez anos por determinação do Ministério das Cidades, está terminando em Cianorte. Depois da análise por empresa especializada, três audiências públicas e uma conferência, o projeto de Lei que prevê o novo PDM já está na Câmara Municipal, sendo apreciado pelas comissões. Na última quarta-feira (11), uma audiência pública foi realizada na casa de leis, a fim de apresentar a proposta detalhada do documento.

“O Plano Diretor é fundamental para o desenvolvimento do nosso município e reflete diretamente na vida de cada um, uma vez que é composto por diversas leis, dentre elas a de Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo, o Código de Posturas, Parcelamento e Remembramento do Solo, Código de Obras e o Sistema Viário”, explicou o vice-prefeito, João Alexandre Teixeira, representando o prefeito Marco Franzato, ao lado da Secretária de Desenvolvimento Urbano, Mariana Affonço, e do Chefe da Divisão de Habitação e Urbanismo, Algacir Bortolato.

A Audiência Pública foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Wilson Peres Pedrão, que passou a palavra ao professor Dr. José Luiz Faraco, coordenador da equipe da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL), instituição responsável pela orientação dos trabalhos e análises técnicas. Então, o público pôde fazer questionamentos e apontamentos.

O novo PDM segue em trâmite na Câmara Municipal, que poderá apresentar emendas e votá-lo nas próximas semanas. Todo o processo de revisão conta com amparo de diferentes setores públicos locais, da sociedade civil, da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, da equipe externa e do Conselho de Planejamento e Gestão Territorial.