Programa AFIM é estendido a todos os projetos da Secretaria de Esporte e Lazer

 

Publicado em: 18/05/2022 17:10 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Cerca de 1.500 pessoas passarão por avaliação física e monitoramento

O Programa de Avaliação Física e Monitoramento (AFIM), fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) com a Unipar campus Cianorte, foi criado em 2014 para aferir o condicionamento dos praticantes de caminhada, corrida e ciclismo. Em 2015, os policiais militares também passaram a integrar o programa. Agora, em 2022, o AFIM dá um salto em sua abrangência e começa a atender todo o público assistido pelas escolinhas e projetos ofertados pela SMEL, num total de aproximadamente 1.500 pessoas. A ideia é acompanhar a aptidão física dos alunos, oferecendo orientações para a melhora do desempenho e da qualidade de vida.

Segundo o coordenador do projeto, professor Vitor Hugo Machado, “na avaliação de jovens atletas, o AFIM utiliza a bateria de testes do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR), um observatório permanente dos indicadores de crescimento e desenvolvimento somatomotor e estatuto nutricional de crianças e jovens brasileiros entre 7 e 17 anos. Os testes são baseados em medidas de dimensão corporal: massa corporal (peso), estatura, envergadura e perímetro da cintura; e equações e testes para aptidão física: índice de massa corporal (IMC), razão cintura estatura (RCE), flexibilidade, força/resistência abdominal, força de membros inferiores, força de membros superiores, agilidade, velocidade e resistência aeróbia”, explicou.

O coordenador também ressaltou que “os resultados obtidos nas avaliações permitem identificar e analisar os fatores de risco à saúde e, em outros casos, levantar informações importantes sobre o desempenho físico dos atletas. Tais dados possibilitam melhor planejamento dos treinos, atividades e ações junto ao público”, afirmou Machado.

Com a ampliação do AFIM, os idosos do grupo Juventude Acumulada e os alunos dos projetos desenvolvidos em parceria com a Unipar já começaram a ser avaliados. Na sequência, serão monitorados os demais matriculados na Secretaria de Esporte e Lazer. “Este programa é fundamental para termos um retrato real do nosso trabalho, uma vez que as atividades ofertadas pela SMEL não têm foco único no esporte e lazer, mas também na promoção da saúde dos envolvidos. Esperamos realizar essas avaliações frequentemente”, revelou a secretária da pasta, Pauliane Moreno Guides.