Concurso escolhe nome da mascote do Parque Municipal Cinturão Verde

Publicado em: 20/05/2022 09:59 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Cinturinho”, sugestão de Rebeca Bergamasco, do 2º ano da Escola Municipal Vicente Machado, foi o preferido da Comissão Julgadora

O Parque Municipal Cinturão Verde tem uma mascote instituída por meio da Lei Ordinária nº 5.361/2022. No último mês, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-estar Animal, em parceria com a Secretaria de Educação, desenvolveu o Concurso “Nome da Mascote do Parque Cinturão Verde”, envolvendo os alunos dos 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental, das escolas municipais e particulares de Cianorte. Na última quarta-feira (18), no gabinete do prefeito, representantes da Comissão Julgadora premiaram a vencedora do certame.

Foram oito escolas participantes e 345 sugestões avaliadas pela Comissão Julgadora, formada por representantes das secretarias municipais de Educação, Cultura e Meio Ambiente e Bem Estar Animal; do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMA); Instituto Água e Terra (IAT); Instituto Chico Mendes de Conservação da Natureza (ICMBio); e Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) – 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Cianorte.

“Cada participante manifestou oralmente os nomes mais relevantes, considerando os critérios do regulamento: respeito à temática, mensagem para o fim a que se destina; criatividade e originalidade. Os nomes levados para votação foram Florestino, Cinturinho, Cinturito, Caco, Preguinho, Fantasminha, Pregolino e Caiapó. Para não influenciar na escolha, cada membro da Comissão Julgadora registrou seu voto por escrito”, relatou a secretária municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Daniella Carraro Parreiras.

Assim, o nome vencedor foi "Cinturinho". Como houve duas indicações do nome escolhido, a Comissão Organizadora definiu previamente, conforme Regulamento, que o resultado em caso de nomes repetidos seria por sorteio. A aluna Rebeca Bergamasco, do 2º ano da Escola Municipal Vicente Machado, foi a vencedora e ganhou um tablet. A segunda concorrente foi a aluna Amabile Louise Haddad Nabhan, do Colégio Drummond, que receberá um certificado e um Kit Cinturão Verde.

“Somos abençoados por possuir esse magnífico parque e nossa missão é preservá-lo. Parabenizo a todos os participantes desta iniciativa, que aproxima as famílias cianortenses da nossa unidade de conservação, em especial à aluna vencedora”, afirmou o prefeito Marco Franzato durante a entrega da premiação.

“A ideia da criação do personagem é fomentar o desenvolvimento de campanhas e atividades de educação ambiental, de modo a promover a preservação da fauna e flora do município. Agradecemos a toda a comunidade escolar participante do concurso, aos alunos que enviaram suas sugestões e aos pais e professores que apoiaram a iniciativa. Para embasar o assunto, cada instituição trabalhou o tema em sala de aula e visitou as trilhas do Arboreto e das Perobas”, concluiu a chefe da Divisão de Educação Ambiental, Pauline Gottstein.