Palestra encerra programação do Maio Laranja

Publicado em: 24/05/2022 16:50 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes promoveu, nesta terça-feira (24), na ACIC, uma palestra sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade marcou o encerramento da programação do Maio Laranja, mês dedicado à causa, e contou com a presença de secretários municipais, conselheiros tutelares, representantes de entidades e membros da Rede de Proteção.

Dando as boas-vindas ao público, a secretária da pasta, Fernanda Michelato Spagolla Silva, enalteceu a importância de se trabalhar o assunto. “Garantir o desenvolvimento e proteção da infância e adolescência é responsabilidade de todos nós. Toda a comunidade precisa estar engajada”, disse.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Thiago Fontes, parabenizou a equipe pela iniciativa. “Sou autor do projeto de lei, aprovado por unanimidade, para a criação do Maio Laranja em Cianorte. Fico muito feliz em ver os frutos desta iniciativa. Que a informação transforme a realidade de nossas crianças e adolescentes”, discorreu.

“É um assunto delicado, que envolve todas as classes sociais e, por vezes, mexe com pessoas de muito poder. Temos que ter coragem para enfrentar todas as barreiras que o tema impõe. Que o conhecimento nos motive a desenvolver políticas públicas para trabalharmos pela erradicação desse crime em nosso município”, afirmou o vice-prefeito, João Alexandre Teixeira, representando o prefeito, Marco Franzato.

Na oportunidade, o procurador de justiça Murillo José Digiácomo, autor de diversas obras e artigos jurídicos publicados em matéria de criança e adolescente, tratou sobre como acontecem os abusos, formas de identificá-los, como agir e, ainda, a importância da denúncia e o papel da rede de proteção. O evento também foi abrilhantado pelos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Tia Sé, que apresentaram a música “O meu corpo é um tesourinho”.