Parte do Imposto de Renda pode ajudar projetos sociais de Cianorte

Publicado em: 26/05/2022 15:48 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com o Imposto de Renda Solidário, os recursos são depositados nas contas do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa

Apesar de ainda não possuir calendário oficial para aderir ao Imposto de Renda Solidário, tradicionalmente é no período que acontece a Declaração Anual do Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas que ocorre a maior mobilização. Isso porque, ao optar pelo formulário de modelo completo, os contribuintes podem destinar parte do imposto, devido ou retido na fonte, às ações sociais desenvolvidas em Cianorte.

“Com este projeto, pessoas físicas e jurídicas podem direcionar parte do Imposto de Renda e fazer a diferença na vida das crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social no município e distritos. Uma vez que, ao destinar uma porcentagem do tributo obrigatório, que seria paga de qualquer maneira à Receita Federal, o contribuinte colabora com os projetos de defesa e promoção desses públicos, sem gastar nada a mais com isso”, explicou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Stephanie Mariane Piveta Azevedo.

É um processo simples e rápido, ao final da declaração. O próprio programa calcula qual é o valor máximo para doação, limitado a 3% do imposto a pagar para pessoas físicas e 1% para as jurídicas, e faz a dedução de incentivo. Não é possível escolher uma entidade específica, mas o segmento que se pretende contribuir. Assim, em Cianorte, os recursos são depositados nas contas do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa, e as instituições que atuam com a promoção, proteção e defesa dos direitos destes públicos cadastram projetos inovadores para serem financiados por estes recursos.

Em 2021, foi repassado o montante de R$ 229.299,78 para entidades locais desenvolverem os projetos. Sendo contempladas propostas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cianorte (APAE); Sociedade de Assistência Social, Beneficente, Educacional e Maternal de Cianorte (SASBEMC); Serviços de Obras Sociais de Cianorte (SOS); Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz; e Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI). No total, 449 crianças foram assistidas. Já o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa, que possui um caixa menor, por ser mais recente, utilizou os recursos para ofertar o Curso de Cuidados Essenciais à Saúde do Idoso para dez profissionais que atuam na área.

De acordo com dados da Receita Federal, menos de 5% dos que se enquadram como doadores no Imposto de Renda Solidário realizam doações. Cianorte teria o potencial de ter mais de R$ 1,2 milhão destinados a projetos importantíssimos desenvolvidos pelas entidades locais. Por isso, solicitamos àqueles que ainda não aderiram à iniciativa, que se sensibilizem com a causa e tornem-se parceiros”, conclui a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Inês Fachini.

PASSO A PASSO - Na declaração, vá até a barra lateral MENU e na opção RESUMO DA DECLARAÇÃO clique em CÁLCULO DO IMPOSTO, observe na lateral esquerda a OPÇÃO PELA TRIBUTAÇÃO e certifique-se que a opção POR DEDUÇÕES LEGAIS está selecionada.

Em seguida, selecione a opção DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA e clique em NOVO. Na tela DADOS DA DOAÇÃO escolha o tipo de fundo MUNICIPAL, no campo UF selecione Paraná e no campo MUNICÍPIO escolha Cianorte. Observe do lado direito o valor limite máximo para doação e no campo VALOR preencha o quanto deseja doar. Em seguida, clique em OK para finalizar a doação.

Na barra esquerda lateral vá a opção IMPRIMIR, também localizada no item MENU e clique em DARF – Doações diretamente na declaração ECA. O programa vai gerar um DARF com código 3351 que deverá ser pago na rede bancária até a data de vencimento. Feito isso, grave e transmita a declaração.