Diagnóstico individual fomenta atendimento no Projeto Juventude Acumulada

Publicado em: 27/05/2022 17:26 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Iniciada em 2021, com duas edições ao ano, sendo uma em cada semestre, a avaliação física funcional, realizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), nos participantes do Projeto Juventude Acumulada está embasando mais uma ação em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas acima dos 60 anos: a partir da análise deste ano, com o diagnóstico individual que foi entregue nesta semana, os alunos que apresentaram resultados abaixo da média ideal para a idade vão receber treinamento intensivo.

“O teste de aptidão física avaliou a força e flexibilidade de membros inferiores e superiores, a agilidade, equilíbrio dinâmico e a resistência cardiovascular. Além disso, também houve análise da composição corporal, com IMC e circunferência abdominal. Os resultados incluem os valores de referência e o diagnóstico, além do histórico de avaliações anteriores. Com esses indicativos, conseguimos identificar se há deficiências na capacidade física de cada idoso e, nos casos positivos, proporcionaremos um treinamento intensivo e específico para melhorar suas condições”, explicou o instrutor técnico desportivo responsável pelos testes, Guilherme Henrique Satochi Kimura.

A ação envolveu aproximadamente 250 integrantes dos quatro núcleos do Juventude Acumulada, que incluem os distritos de Vidigal e São Lourenço. “Agora, como finalizamos a entrega dos resultados e a explanação geral sobre o que significa o diagnóstico de cada aptidão, passaremos a entrar em contato com os selecionados para o treinamento funcional, que será realizado separadamente das atividades de rotina do projeto, em grupos de seis pessoas, com frequência de duas vezes na semana”, destacou a coordenadora do Juventude Acumulada, Cleide Cadan.

“Esta iniciativa visa promover uma melhor qualidade de vida aos idosos, visto que a capacidade física influencia diretamente na execução das tarefas do dia a dia e, consequentemente, na autonomia das pessoas. É importante lembrar que saúde não é só a ausência de doença. É preciso bem-estar físico, mental, espiritual e social”, ressaltou a secretária de Esporte e Lazer, Pauliane Moreno Guides.