Conheça alimentos que auxiliam a saúde da mulher

 

Publicado em: 27/05/2022 17:41 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Em maio, mês dedicado às mães, o Projeto Cianorte Mais Saudável, iniciativa do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, traz uma edição especial com dicas para o consumo de alimentos que ajudam na saúde feminina. “O organismo da mulher exige certos nutrientes que devem ser ingeridos de forma regular para auxílio na prevenção de doenças, como a osteoporose e endometriose, bem como para manter o equilíbrio da menstruação, gravidez e menopausa”, destaca a nutricionista, Elimary Francelino.

“A nutrição representa um papel importante em todas as fases de uma mulher, pois a alimentação saudável está diretamente ligada a questões de peso corporal, estética, fertilidade, climatério, entre outras. Para se ter uma ideia, até chegar a menopausa, é interessante fazer uma ‘poupança de cálcio’, para que quando o período chegar, caracterizado pela dificuldade de fixação nos ossos, a saúde não fique comprometida pela falta de reposição do mineral”, destaca a nutricionista, Fabiana Garcia Igarashi.

Confira os alimentos indicados pelas nutricionistas:

  • Vegetais de folhas verdes: couve, alface, agrião, acelga, almeirão, rúcula, entre outros. São fontes de minerais, fibras e vitaminas. Beneficiam desde a saúde cerebral à da pele, prevenindo alergias e inflamações e ajudam no processo de detoxificação hepática (fígado).

  • Frutas ricas em vitamina C: acerola, goiaba, kiwi, mamão, morango, abacaxi, laranja, tangerina, limão, maracujá, entre outras. Melhoram a qualidade da pele, como a prevenção do envelhecimento, e estimula a cicatrização, principalmente no pós-cirúrgico estético.

  • Alimentos ricos em cálcio: laticínios, vegetais verdes escuros, manga, laranja, pera, uva, sardinha, entre outros. O cálcio é um dos minerais que as mulheres necessitam em abundância, por conta da menopausa. É essencial para os ossos e dentes e está envolvido nos processos de contração muscular e perda de gordura corporal.

  • Antioxidantes: cenoura, linhaça, aveia, oleaginosas, peixes, suco de uva integral, frutas vermelhas, entre outros. Combatem os radicais livres que são produzidos pelo organismo responsáveis pelo envelhecimento e danos celulares, assim como pelo aparecimento de doenças.

  • Ovos: são um dos alimentos mais nutritivos e ricos em proteínas e vitaminas D, A, B2 e ferro. Ao contrário da crença antiga, é bom incluir os ovos na alimentação sem restrições, dentro de uma dieta equilibrada.

  • Água: essencial para o ser humano. Combate a retenção de líquidos, infecções por vias urinárias e outras enfermidades relacionadas à desidratação. O ideal para cada pessoa é o consumo de 35 ml por quilo de peso corporal.

 

SEMENTES – Você sabia que o ciclo das sementes ajuda no ciclo menstrual?

Basicamente, o ciclo menstrual se divide em duas partes. Na primeira, quando começa a menstruação, há um aumento nos níveis de estrógeno, enquanto a progesterona cai. Já na segunda, chega a ovulação, o estrógeno diminui e a progesterona se eleva.

Diante disso, o ciclo das sementes acompanha essas mudanças e propõe um revezamento na ingestão de quatro tipos ao longo do mês, sendo: linhaça, abóbora, gergelim e
girassol.

A escolha desses produtos não é por acaso. Suas cascas são ricas em fitoquímicos que bloqueiam o excesso de hormônios, ao passo que o óleo fornece ácidos graxos essenciais para a produção hormonal.

Confira como funcionam as etapas do ciclo e a recomendação do consumo de cada semente:


Imagens