Mutirão recolhe 96 toneladas de lixo do Aquiles Cômar e Santa Felicidade

Publicado em: 30/05/2022 16:46 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Entulhos, galhadas e móveis estavam entre os materiais mais presentes

Na última semana, equipes das secretarias de Defesa Social, Meio Ambiente e Obras e Serviços Públicos realizaram um mutirão de limpeza nos conjuntos Aquiles Cômar e Santa Felicidade. O objetivo foi combater o descarte irregular de resíduos, além de conscientizar as famílias sobre a destinação correta de cada material. Ao todo, foram recolhidas 96 toneladas, com destaque para entulhos, galhadas e móveis.

“Este serviço vem de encontro com a manutenção da saúde pública e do meio ambiente, uma vez que o lixo a céu aberto se transforma em criadouro para o mosquito da dengue, atrai animais peçonhentos e insetos. Também entope as galerias, polui os rios, atrapalha a mobilidade e deixa a cidade feia. Foi pensando nisso que solicitei este mutirão”, comentou o prefeito Marco Franzato.

Diferente das demais mobilizações realizadas nos bairros, desta vez foi disponibilizado um servidor para conversar com a população e explicar como fazer o descarte corretamente e também as consequências para quem jogar materiais em locais públicos. “Dividimos os trabalhos em três etapas. Primeiro fizemos um levantamento da demanda. Com um carro de som, informamos a população sobre os serviços que seriam realizados. Também fomos de casa em casa entregando panfleto sobre a destinação do lixo e explicando as punições para quem o descarta irregularmente. Na segunda etapa, executamos toda a limpeza. Para finalizar, estamos voltando ao bairro e verificando se há algum descumprimento. Neste domingo (29), cinco moradores haviam colocado materiais na rua e foram notificados a retirá-los, sob pena de multa”, explicou o assessor público Valdir Blaszak de Souza.

“A ideia não é penalizar. Pelo contrário, queremos conscientizar os moradores sobre o seu papel na preservação do seu bairro. A nossa ideia é estender esse modelo para outras regiões. Se cada um fizer sua parte, teremos uma cidade cada vez melhor para se viver”, finalizou o prefeito.