Sebrae reúne municípios em evento do Território Empreendedor Médio Noroeste

Publicado em: 10/06/2022 13:39 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Iniciativa contou com a palestra de Silvio Barros, sobre Territórios Inovadores, Sustentáveis e Desenvolvidos

Com os objetivos de promover e articular ações para a melhoria do ambiente de negócios, bem como fomentar e favorecer o sucesso das iniciativas empreendedoras a partir da agenda das Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae de Cianorte promoveu, nesta quinta-feira (09), um evento que integra o Programa Território Empreendedor Médio Noroeste. O encontro contou com a presença de prefeitos, secretários municipais, servidores públicos e membros da sociedade civil de todos os municípios que integram o programa.

Os trabalhos tiveram início com a fala do gestor do Sebrae do Escritório do Médio Noroeste, Valtemar Sartorelli, que explanou sobre as ações desenvolvidas por meio do Território Empreendedor, bem como do Sistema Regional de Inovação (SRI) Médio Noroeste. Na sequência, o coordenador geral dos grupos de trabalho, Mario dos Anjos Neto, deu as boas-vindas aos presentes. Então, os participantes foram divididos em cinco grupos e discutiram os temas Associativismo, Acesso a Mercados, Crédito, Educação Empreendedora e Simplificação.

Em seguida, o engenheiro civil e consultor em Governança Colaborativa e Sustentabilidade, Silvio Barros, ministrou uma palestra sobre “Territórios Inovadores, Sustentáveis e Desenvolvidos – Caminhos possíveis para promover essa conexão”. “Trouxe um pouco do meu trabalho sobre governança colaborativa. Ou seja, como estruturar a sociedade civil organizada para ajudar a Prefeitura no planejamento, a longo prazo, das cidades. Assim, a sociedade se torna protagonista do futuro, capaz de mapear para onde queremos ir, e os projetos conseguem ultrapassar gestões e se concretizar”, explicou Barros.