Justiça no Bairro atende milhares de pessoas de Cianorte e região

Publicado em: 13/06/2022 16:29 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Evento ofereceu, gratuitamente, serviços nas áreas: jurídica, de assistência social, meio ambiente, trânsito, educação, saúde, beleza, recreação, e emissão e retificação de documentos

Realizado na última quinta-feira (09), sexta-feira (10) e sábado (11), na Capital do Vestuário, o Justiça no Bairro movimentou os moradores dos municípios de Cianorte, Jussara, Japurá, Cidade Gaúcha, Tapejara, Terra Boa, São Tomé, Indianópolis e Rondon, que aproveitaram os diversos serviços gratuitos ofertados pelo Tribunal de Justiça do Paraná, em parceria com o Sesc Cidadão, Prefeitura de Cianorte, Unipar e parceiros.

Entre os atendimentos prestados se destacam as audiências de conciliação na Vara Cível, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, interdição de pessoas doentes ou com incapacidade física para receber aposentadoria, regularização de pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e maternidade, retificação de registro e guarda, emissão de carteiras de identidade, exame de DNA e casamento coletivo.

Além dos serviços do Poder Judiciário, também estiveram à disposição da população o Expresso da Leitura (biblioteca infantil itinerante); atividades recreativas; ações em saúde (aferição de pressão arterial, orientações sobre doenças e serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, realização de testes rápidos, avaliações de saúde bucal, entre outros); meio ambiente (distribuição de mudas de árvores e coleta de materiais eletrônicos); lazer (recreação para crianças), assistência social (orientações sobre serviços); beleza (sobrancelha, corte de cabelo e massagem); Diretran (atendimento, consultas, orientações e protocolos); e mulheres, crianças e adolescentes (distribuição de absorventes e materiais contra a violência). Para os noivos, a Facec ofereceu o serviço de vídeo (slowmotion).

A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, esteve envolvida na organização de todo o evento, que ocorreu nas dependências do Complexo Esportivo da Unipar. “A atual administração possui um carinho especial pela área social e, assim, trabalha com afinco pela melhoria da qualidade de vida daqueles que mais precisam. Portanto, não poderíamos deixar de prestar apoio irrestrito a esta iniciativa”, destacou o prefeito, Marco Franzato.

Para a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná e idealizadora da iniciativa, Joeci Machado Camargo, o resultado foi muito satisfatório, visto que a principal finalidade do Justiça no Bairro é a descentralização da prestação jurisdicional, por meio da promoção do acesso gratuito aos serviços. “Esta é uma aliança, um compromisso que nós, instituições públicas e privadas, assumimos para transformar a vida de pessoas que precisam de assistência, em especial, as socialmente vulneráveis. Muitas chegam aqui e descobrem direitos que nem imaginavam que tinham. Isso muda a trajetória delas para melhor”, disse.

Estima-se que milhares de pessoas usufruíram dos serviços. O relatório com os números dos atendimentos será divulgado nos próximos dias. O evento foi encerrado com o Casamento Civil Coletivo, que formalizou a união de 196 casais, sendo que 98 eram cianortenses.

O Justiça no Bairro é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc/Senac e, em Cianorte, sua realização conta com a Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Assistência Social, Saúde, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Educação, Cultura e Diretoria de Trânsito; Unipar; Escritório Regional da SEJUF e parceiros.