Procon alerta idosos sobre golpe do empréstimo consignado e outras fraudes

Publicado em: 21/06/2022 16:39 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Em Cianorte, o Procon (Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor) alerta idosos e pensionistas sobre golpes, principalmente com relação a empréstimo consignado indevido ou não solicitado, via telefone, internet ou aplicativos de mensagens. Somente neste ano, o órgão já registrou e orientou 91 casos. O mais recorrente é a obtenção de dados pessoais e a sua utilização em operações de crédito em que e o fraudador recebe o valor e o pagamento das parcelas é descontado diretamente do contracheque, holerite ou benefício da vítima, que passa a estar em débito com o banco.

“Os golpistas vêm se reinventando para parecerem cada vez mais reais e se aproveitam da falta de familiaridade dos alvos com as ferramentas tecnológicas. Por isso, é importante saber que o Banco Central, INSS, ou qualquer outro órgão oficial não entra em contato para tratar sobre valores a receber, nem para confirmar dados pessoais. Dessa forma, a orientação é que o idoso ou pensionista não clique em links, não forneça senhas e assinatura, não envie fotos de documentos, nem do cartão”, destaca o chefe do Procon Municipal, William Martnez Batista.

Se cair dinheiro não solicitado na conta, o indicado é não gastar e não transferir para qualquer solicitante que alegue ter feito a movimentação erroneamente, sem ter certeza de que é o trâmite adequado. Para se certificar, a pessoa pode ir até o Procon ou a agência bancária verificar o que houve e o que pode ser feito.

“Também é importante comparecer à Delegacia de Polícia Civil e registrar um Boletim de Ocorrência, bem como informar ao banco e à instituição pagadora do salário ou benefício. Alguns casos são difíceis de reverter, como os que contém a assinatura do consumidor no contrato. Por isso, ressaltamos a necessidade de não fornecer quaisquer dados via telefone, redes sociais ou WhatsApp”, concluiu William.

O Procon de Cianorte está localizado na Avenida Dr. José Roberto Furquim de Castro, 503, na Zona 01. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Telefones: (44) 3631-3044, 3629-3022 ou 9 9142-6782.