Pacientes do CAPS visitam a Trilha do Arboreto

Publicado em: 24/06/2022 10:15 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na última quarta-feira (21), os usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) tiveram uma experiência em meio à natureza, com a visita guiada à Trilha do Arboreto. O passeio contou com palestra sobre preservação ambiental, realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, e alongamento.

Os visitantes puderam contemplar árvores centenárias do Bioma Mata Atlântica, observar a fauna e conferir as placas descritivas e informativas que destacam a biodiversidade do Parque Municipal Cinturão Verde. Além disso, fizeram uma exposição de bolsas ecológicas, produzidas por eles mesmos, a partir do reaproveitamento de retalhos de jeans, ajudando a preservar o meio ambiente e contribuindo para o tratamento psicossocial.

“Esse tipo de prática proporciona a socialização, interação e autonomia. O contato com a natureza, ainda, é uma experiência importante para o equilíbrio entre o corpo e a mente, contribuindo para a diminuição da ansiedade e do estresse, colaborando para a eficácia terapêutica”, afirmou a chefe da Divisão de Saúde Mental, Alexandra Perondi.