Conheça cinco passos para a higienização correta de alimentos

 

Publicado em: 24/06/2022 12:28 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Mensalmente, o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional apresenta o Projeto Cianorte Mais Saudável, que traz, em junho, dicas para a higienização de frutas, legumes e hortaliças. O processo, que deve ser feito de forma correta antes do consumo ou do preparo, é fundamental para evitar intoxicações e doenças transmitidas pelos alimentos que, por conta dos processos de produção e armazenamento, têm risco de contaminação por micro-organismos e resíduos de agrotóxicos.

Como esses alimentos são essenciais para o organismo, devido as fontes de proteínas, a ingestão precisa ser livre de qualquer contaminação. Com isso, são sugeridos cinco passos para uma correta higienização:

  1. Elimine todas as partes estragadas;

  2. Lave com água corrente tratada, parte por parte, para remover impurezas;

  3. Os alimentos que serão consumidos crus e com cascas, devem ser colocados em uma solução clorada de 10 a 15 minutos;

  4. Enxágue um a um em água corrente;

  5. Mantenha-os sob refrigeração, secos, até o consumo.

Para preparar a solução clorada, deve ser utilizado hipoclorito de sódio nas concentrações de 1,0% ou 2,5% ou água sanitária que contenha o composto químico com a mesma porcentagem, mas sem perfume e alvejante (essa informação consta no rótulo do produto). Coloque duas colheres de sopa do hipoclorito de sódio ou água sanitária para cada litro de água, caso seja de 1,0%, ou uma colher de sopa quando a solução for de 2,5%. Vale lembrar que a água dever ser tratada e própria para o consumo.

Imagens