Cianorte Festival Sessenta e Nove Anos começa neste sábado (02)

Publicado em: 29/06/2022 14:32 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Premiação do concurso cultural “Cianorte 2053 desenhado pelas mãos do futuro” é o evento de abertura

A espera para o Cianorte Festival Sessenta e Nove Anos está chegando ao fim. Isso porque, neste sábado (02), será realizado o primeiro evento que compõe a programação: a premiação do Concurso Cultural “Cianorte 2053 desenhado pelas mãos do futuro”, no Paço Municipal, às 9 horas. A ocasião contará com a participação do Coral Das Alte Erbe e condecorará os alunos que melhor retrataram o município aos 100 anos.

Criado com o objetivo de estimular a formação crítica das crianças, incentivando-as a mostrar sua percepção de futuro para a cidade, o concurso cultural é fruto da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Educação. Puderam participar alunos dos 1ºs aos 5ºs anos do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino.

Os estudantes foram divididos em duas categorias: na 1ª, os matriculados nos 1ºs, 2ºs e 3°s anos, que deveriam produzir um desenho livre que representasse Cianorte em 2053. Já na 2ª, os matriculados nos 4ºs e 5ºs anos que, além do desenho, deveriam criar uma frase que descrevesse sucintamente a ilustração. Todos os participantes receberão medalha. Também serão premiados os três melhores colocados em cada categoria, com um smartphone (1º lugar), bicicleta (2º lugar) e fone de ouvido (3º lugar), junto aos professores.

A presidente da Comissão Organizadora do Festival, Larissa Biggi Polli, acrescentou que “o artista plástico Aristeo Piovesan criou uma escultura que servirá de cápsula do tempo. Ali serão depositados os desenhos. Então, em 2053, deverá ser aberta”.

O FESTIVAL: Com um formato inovador, o Cianorte Festival Sessenta e Nove Anos contará com eventos durante todo o mês, grande parte no Novo Centro (próximo à Rodoviária), divididos em três eixos temáticos: “Relíquias: de volta às origens”; “Agro: a força do campo”; e “Pop: pra galera curtir”. As festividades são uma organização da Prefeitura, em parceria com o Programa de Ação Solidária (PAS) e têm entrada gratuita.

“Desde já agradeço a toda a comissão pela dedicação na organização. Teremos shows regionais, valorizando os artistas cianortenses, e também de renome nacional, como João Carreiro, Munhoz e Mariano, Lauana Prado, Fernandinho, Bruno e Marrone e o infantil Mundo Bita. Outra novidade é a presença de empresas do município na praça de alimentação, batizada como Vila do Sabor”, afirmou o prefeito, Marco Franzato.

A programação segue com a exposição do acervo histórico do município, na Prefeitura, de 04 a 29 de julho. A partir dos dias 09 e 10 de julho, as atividades acontecem na região do Novo Centro. Serão realizados os eventos do “Relíquias: de volta às origens”, com o 7º Encontro de Reliqueiros, shows de rock, Feira Criativa e Sabor Solidário (barraquinhas das entidades com alimentação e bebidas).

O parque de diversões funcionará de 15 a 26 de julho. Entre os dias 15 e 17 de julho, será o “Agro: a força do campo”, com a Feira de Agronegócios dos Produtores da Amenorte (FEAPAM), shows sertanejos, Festival Gastronômico e Vila do Sabor. Para encerrar, de 23 a 26 de julho, o roteiro “Pop: pra galera curtir” contará com shows de renome nacional, Festival Gastronômico e Vila do Sabor. O tradicional desfile cívico-militar será em frente ao Paço Municipal, dia 26 de julho, às 10h.