Peças do Acervo Histórico estão em exposição no Paço Municipal

Publicado em: 07/07/2022 12:33 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Desde a última segunda-feira (04) e durante todo o mês de julho, em que se comemora o aniversário de Cianorte (26), a Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Coordenadoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, preparou uma surpresa para quem adentra o Paço Municipal: peças do Acervo Histórico estão em exposição no hall.

Quem passa pelo local pode apreciar diversos aspectos da formação da cidade, em diferentes recortes do tempo: desde utensílios domésticos e de lavoura, passando pelos equipamentos de registro e comunicação, até o mobiliário. Além disso, há uma estante à disposição dos visitantes com livros sobre a história de Cianorte e álbuns de fotografia.

“Esta é uma maneira que encontramos de chamar a atenção para a formação do nosso município, despertando a curiosidade, as lembranças afetivas e a conexão com a trajetória da cidade até os dias de hoje”, destaca o secretário de Cultura, Rodrigo Severino de Jesus. “As peças nos levam a fazer um comparativo de como era no início e a valorizar, ainda mais, a força de nossa gente”, afirma a coordenadora de Turismo, Angela Carvalho.

PIONEIROS – A Secretaria Municipal de Cultura está promovendo um chamamento público aos que chegaram à Cianorte entre os anos de 1953 e 1965, para que efetuem ou atualizem seu cadastro junto ao órgão. Isto porque, na data de aniversário da cidade, 26 de julho, em que também se comemora o Dia do Pioneiro Municipal, haverá uma homenagem durante o tradicional desfile cívico-militar, marcado para as 10h, em frente ao Paço Municipal. A inscrição deve ser realizada por formulário on-line, por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdUQNdoqDXeX7Hmz9ALtzkn4bPCSnQmdPUo0KhE62Ktu5YBHw/viewform. O preenchimento pode ser realizado tanto pelo próprio pioneiro quanto por um familiar ou amigo.