FEAPAM tem início com solenidade, exposições e palestra para mulheres

Publicado em: 18/07/2022 18:07 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

A Feira de Agronegócios dos Produtores da Amenorte (FEAPAM) já começou em Cianorte. Na última sexta-feira (15), houve a solenidade de abertura, que contou com a presença de diversas autoridades municipais. Na sequência, começou a exposição de animais, máquinas e insumos, que fica disponível para a visitação até 26 de julho. Nessa segunda-feira (18), também teve início o ciclo de palestras técnicas, com o Encontro de Mulheres. A feira, organizada pela Prefeitura, conta com estrutura montada dentro do espaço do Cianorte Festival – Sessenta e Nove Anos, nas proximidades da rodoviária (Novo Centro).

“O Agro foi incluído na programação do aniversário da cidade por diferentes motivos. Entendemos que dessa forma é possível demonstrar a toda a população as potencialidades desse segmento e a importância dele para a nossa economia; facilitamos o ambiente para negócios da área agrícola e pecuária; e ainda promovemos conhecimentos na área para o homem e a mulher do campo”, explica o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho, que agradece os parceiros para a execução da iniciativa: IDR-Paraná, Governo do Estado, Sindicato Rural de Cianorte, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cianorte, SENAR, FAEP, FETAEP, Copel e Sicredi.

O prefeito Marco Franzato conferiu a abertura, as exposições e a palestra inaugural. “De fato, está tudo muito bonito e organizado. Nosso time trabalhou com muito carinho na elaboração da programação e da estrutura e está oferecendo uma experiência única para a população de Cianorte e região”, disse. “O Agro é uma vocação econômica da nossa cidade e deve ser incentivado. É preciso apoiar ambientes como esses que favorecem oportunidades e geram riqueza.”, completou. A FEAPAM segue com programação variada, gratuita e aberta à toda população até 26 de julho.

Confira o cronograma completo:

• 19/07 (terça-feira), às 9h30 – Encontro de hortifrúti de Cianorte, com as palestras: Frutas potenciais e olerícolas”, com o coordenador estadual de floricultura do IDR-PR, Eduardo Agostinho dos Santos; e Importância do cooperativismo na comercialização de hortifrúti”, com o presidente da COAPROCOR, Olavo Aparecido Luciano.

• 20/07 (quarta-feira), às 9h30 – Encontro de produtores de mandioca, com as palestras: Variedades de mandiocas para indústria e de mesa”, com o engenheiro agrônomo, doutor em agronomia e pesquisador do IDR-PR, Mario Takahashi; e Plantio direto da mandioca”, com o engenheiro agrônomo pesquisador da Embrapa, Marco Antônio Sedrez Rangel.

• 21/07 (quinta-feira), às 9h30 – Encontro da agroindústria, com a palestra: Empreendedorismo e regularização na agroindústria”, com a engenheira de alimentos, extensionista do IDR-PR, Juliana Cristina Bittencourt; além de painel com experiência em agroindústrias de Cianorte.

• 22/07 (sexta-feira), às 9h30 – Encontro dos produtores de leite, com a palestra: Como ganhar dinheiro com a atividade leiteira”, com o engenheiro agrônomo, extensionista do IDR-PR, Joel Carneiro dos Santos Filho; além de painel com experiência na bovinocultura de leite.

• 22/07 (sexta-feira), às 14h – Encontro dos produtores de café, com as palestras: Cafeicultura: um novo modelo de produção”, com o engenheiro agrônomo e coordenador estadual do Projeto Café do IDR-PR, Otávio Oliveira da Luz; e A importância da mulher no novo modelo da cafeicultura”, com a graduada em economia doméstica, Cíntia Mara Lopes de Souza.

A FEAPAM, ainda, inclui o 1º Torneio Leiteiro, de 22 a 25 de julho, com ordenhas abertas ao público às 20h. Também haverá a premiação no dia 26, às 14h, em conjunto com o julgamento de conformação do gado adulto. A exposição de animais, durante toda a feira, conta com novilhas, garrotes, carneiros, cabritos, minibois e bois mansos, inclusive, com exemplares para montaria.