Organização comemora sucesso do Cianorte Festival Sessenta e Nove Anos

Publicado em: 28/07/2022 14:28 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Nos últimos 24 dias, Cianorte vivenciou momentos de alegria e diversão. O Cianorte Festival Sessenta e Nove Anos, organizado pela Prefeitura, em parceria com o Programa de Ação Solidária (PAS), contou com eventos entre os dias 2 e 26 de julho, divididos em três eixos temáticos: “Relíquias: de volta às origens”; “Agro: a força do campo”; e “Pop: pra galera curtir”. Segundo a Comissão Organizadora, cerca de 220 mil pessoas passaram pela estrutura, montada no Novo Centro (próximo à Rodoviária).

A programação foi abrilhantada por shows de renome nacional e de artistas locais, feira do agronegócio, exposição de animais, comércio de alimentos e bebidas pelos empreendedores cianortenses (Vila do Sabor), Festival Gastronômico e parque de diversões. “O Cianorte Festival Sessenta e Nove Anos chegou ao fim, mas o seu legado permanecerá. Nós buscamos valorizar as iniciativas e talentos locais, assim como trazer novidades. Ficamos muito satisfeitos com os resultados”, comentou a presidente da Comissão Organizadora, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Larissa Biggi Polli.

“Este é um momento de grande significância, pois Cianorte completa 69 anos com muitos motivos para comemorar e com a certeza de que está preparada para enfrentar os desafios do futuro. Agradecemos a cada cianortense que fez parte do Festival e celebrou conosco o aniversário de nosso município. Ficamos muito felizes com o público deste evento, primeiro realizado pós-pandemia”, disse o prefeito, Marco Franzato.

A abertura oficial foi em 02 de julho, com a Premiação do Concurso Cultural Cianorte 2053 e lançamento da exposição do acervo histórico do município, na Prefeitura. A partir do dia 09, a programação passou para a região do Novo Centro. As atividades do “Relíquias: de volta às origens” contou com o 7º Encontro de Reliqueiros, shows de rock, Feira Criativa e Sabor Solidário (entidades). Entre os dias 15 e 17 de julho, foi o “Agro: a força do campo”, com a Feira de Agronegócios dos Produtores da Amenorte (FEAPAM), shows sertanejos, Festival Gastronômico, Torneio Leiteiro, Seminário de Hortifruticultura, Seminário sobre Agroindústria, Exposição de Novilhas, Seminário Café com Leite, Encontro das Mulheres Agricultoras, Encontro dos Produtores de Mandioca e Exposição de Máquinas, Insumos e Serviços Agrícolas. Então, de 23 a 26 de julho, o roteiro “Pop: pra galera curtir” contou com shows de renome nacional, Festival Gastronômico e desfile cívico-militar. O parque de diversões funcionou de 15 a 26 de julho, com permanência estendida até este domingo (31).

PALCO REGIONAL: Quinze atrações subiram ao palco regional, sendo elas: Smoking Snakes, MTN44, Dalla Acústico, Carlos Saporetti, Pato Acústico, Paulistas FDT, Isaac Pimentel, Apolo 11, DJ Lucas Tinti, banda Pearl Pigs, Douglas e Darla, Samuel Belo e Banda Ungidos, Vitória Alves, Jailson Viola e Gil Alves. Além destes nomes, as crianças puderam se divertir com o espetáculo do Espaço Sou Arte.

PALCO PRINCIPAL: Seis nomes nacionalmente conhecidos atraíram grande público para o Festival: João Carreiro, Munhoz e Mariano, Lauana Prado, Fernandinho, Bruno e Marrone e o infantil Mundo Bita.

FESTIVAL GASTRONÔMICO: As entidades assistenciais e clubes de serviço, sob a coordenação do Programa de Ação Social (PAS), promoveram almoços e jantares com nove diferentes comidas típicas para angariar fundos para suas ações. A estimativa dos organizadores é que aproximadamente 4.500 pessoas saborearam um dos pratos servidos durante o tradicional Festival Gastronômico: cassoulet (CEMIC), picanha na chapa (Rotary Club Furquim de Castro), comida tropeira (Comunidade Bethânia), sukiyaki (ACEC e Fundhospar), costela fogo de chão (Rotary Club Cianorte), porco no tacho (Projeto Sou Vivo Não Uso Drogas), comida italiana (Lions Clube Cianorte), comida de boteco (PAS) e frango desossado e recheado (Rotary Club Cinturão Verde).

VILA DO SABOR: Os visitantes do Cianorte Festival Sessenta e Nove Anos tiveram 34 empresas locais do ramo alimentício, servindo uma vasta opção de alimentos e bebidas, destas nove eram foodtrucks.

ESPAÇO AGRO: Uma das grandes atrações da FEAPAM foi a mostra de animais, em que dez expositores levaram aproximadamente 100 bovinos (de corte e de leite), 30 ovinos e cinco caprinos para apreciação do público. Além disso, haviam 15 expositores de insumos, equipamentos e serviços.

ESPAÇO INDÚSTRIA E COMÉRCIO: Outra novidade do Festival foi o espaço destinado aos stands das empresas dos variados segmentos. Foram 12 expositores, que puderam comercializar ou fazer demonstrações de seus produtos e serviços. Crédito da foto aérea: Polícia Militar