Prefeitura inaugura revitalização da Praça Raposo Tavares nesta sexta-feira

Publicado em: 04/08/2022 16:33 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Objetivo principal da obra foi tornar o local atrativo para a população, com a instalação de playgrounds com brinquedos exclusivos, pergolado, bicicletários, redários, bancos e lixeiras

A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, inaugura, nesta sexta-feira (05), às 18h30, as obras de revitalização da Praça Raposo Tavares, no cruzamento das avenidas Brasil e Paraná. A solenidade contará com música ao vivo com o grupo Cia do Choro e a presença de autoridades municipais.

Conforme a arquiteta e urbanista responsável pelo projeto, Ângela Silva Santana, “mesmo sendo bem arborizada e com uma localização estratégica, a praça, que já foi a rodoviária da cidade, era pouco utilizada, devido à falta de equipamentos e atrativos. Assim, buscou-se criar novos ambientes para o convívio da população, na intenção de atrair frequentadores”, ressaltou.

O investimento foi de R$ 1.769.000,00, de recursos municipais. Com 5.106,13 metros quadrados de área, o espaço foi contemplado com quatro parklets nas esquinas, com bancos, mesas, floreiras, lixeiras seletivas e bicicletários, formando varandas e atendendo às necessidades de crianças a idosos. Há também um pergolado no setor de maior insolação; e duas áreas de redários, num total de 14 suportes de madeira de eucalipto tratado, onde os usuários poderão levar suas próprias redes e desfrutar da sombra de uma das 63 árvores (destas, 21 ipês roxos plantados recentemente).

As regiões de gramado foram delimitadas por passeios internos e tornaram-se ideais para piqueniques. Ainda foram estruturados quatro setores com brinquedos infantis exclusivos: pirâmide de cordas, balanço inclusivo, balanço cesta dupla, balanço cesta simples, gira-gira inclusivo e rede de escalada tubular. Sobre o mobiliário, a praça conta com 20 lixeiras, 30 módulos de bancos em torno das árvores e dois bebedouros. Para que a iluminação fosse leve e funcional, foram instaladas luminárias e refletores de piso.

“Nossa intenção era transformar a Praça Raposo Tavares num ambiente funcional e agradável de convivência, com acessibilidade e conforto ambiental e visual aos usuários. Assim, convido a todos para que participem da solenidade de inauguração e conheçam a nova estrutura, que ficou espetacular!”, destacou o prefeito, Marco Franzato.