Rede Municipal de Ensino serve 5.300 refeições diárias com o PNAE

Publicado em: 09/08/2022 15:15 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Garantido na Constituição Federal de 1988, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece aos Estados e Municípios recursos para a merenda dos alunos da educação básica pública. Em Cianorte, os 13 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e as 15 escolas municipais contam com o repasse para manter cardápios nutricionais adequados aos estudantes, além de fomentar a agricultura familiar, direcionando a compra de alimentos diretos do campo aos agricultores locais.

Com o PNAE, a Divisão de Alimentação Escolar proporciona, aproximadamente, 5.300 refeições diárias. Os cardápios são elaborados semestralmente, no caso dos CMEIs, e mensalmente, nas escolas, pelas duas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação. Dessa forma, a merenda atinge 70% das necessidades diárias das crianças nos centros educacionais, onde são servidas quatro refeições ao dia, e 20% dos estudantes municipais, que contam com uma refeição ao dia.

O programa também inclui treinamento para as auxiliares de cozinha e cozinheiras, visando as boas práticas e qualidade do preparo dos alimentos, além dos cuidados específicos com alunos que possuem alguma restrição alimentar, como alergias e intolerâncias. “Por isso, é importante que os pais incentivem as crianças a consumirem a merenda, que é preparada com carinho, de maneira estratégica em vitaminas e proteínas, assegurando um valor nutricional adequado e, consequentemente, contribuindo com a saúde”, destaca a chefe da divisão, Marystela Domeneghetti.