Dia “D” de vacinação terá recreação e guloseimas para crianças em cinco UBSs

 

Publicado em: 19/08/2022 16:32 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Whatsapp

 

 Neste sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde promove o Dia “D” de vacinação contra a poliomielite (para crianças com idade de um ano a menores de cinco anos) e multivacinação (para a atualização da carteira de vacinação, independente da idade). Neste dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão das 8h às 17h e em cinco delas haverá atividades para as crianças, por meio do “Rotary Play”.

O Rotary Club Furquim de Castro, com o apoio da Uningá Polo Cianorte e da Escola de Natação Tchibum, levará à UBS Lauro Goerll (Cianortinho) cama elástica, piscina de bolinhas e guloseimas; na Joaquim Antônio do Nascimento (Morada do Sol), pintura facial, recreação e guloseimas; e na Dr. Afonso Celso Abrão (Setor VIII), recreação, brindes e guloseimas. Já os Rotarys Clubs Cianorte e Cinturão Verde estarão nas UBSs José Maciel Bahia (Extensão) e Dr. Alcides Pernomian (Jardim Universidade) com pipoca e algodão-doce. Para participar, basta apresentar a carteirinha de vacinação atualizada.

Segundo uma das organizadoras das atividades recreativas, Ivnna Gurniski de Oliveira, “a ação tem por objetivo incentivar a imunização e integra a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, do Rotary Internacional, que há mais de 35 anos trabalha para livrar o mundo dessa doença”.

CAMPANHA: A campanha contra a pólio teve início no dia 08 de agosto e segue até 09 de setembro, com a meta de vacinar 4.748 crianças. “A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que afeta o sistema nervoso e causa paralisia transitória ou permanente. A única forma de combatê-la e evitar sua reintrodução no Brasil é através da vacinação. Por isso, orientamos os pais ou responsáveis para que levem as crianças para se imunizarem e não esqueçam da carteirinha de vacinação, pois ali estão todas as informações para o controle de dosagens ao longo da vida. Já a multivacinação é uma excelente oportunidade para os demais públicos receberem imunizações que estão pendentes, incluindo as contra a gripe e a Covid-19”, salienta a secretária de Saúde, Rebeca Silva Galacci.