Crianças e profissionais da saúde devem se vacinar contra a meningite

 

Publicado em: 23/08/2022 16:46 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

Inflamação grave das membranas que revestem o cérebro e toda a medula espinhal, a meningite causa lesões que podem resultar em sequelas permanentes e, até mesmo, na morte. Para se proteger, a melhor prevenção é a vacina, disponível na rede pública conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e recentemente ampliada para crianças de 5 a 10 anos nunca vacinadas e profissionais da saúde de serviços públicos e privados.

Em Cianorte, as doses da meningocócica C são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, sendo que as do Cianortinho, Morada do Sol, Vila Sete e São Lourenço atendem até as 22h. Para receber, basta apresentar um documento pessoal, a carteirinha de vacinação e, no caso dos profissionais da saúde, um comprovante atualizado de trabalho (holerite, declaração ou carteira de trabalho). A vacina só não é indicada para gestantes e mulheres que amamentam.

“A imunização contra a meningite é essencial para evitar a circulação da doença e, consequentemente, o adoecimento da população, tratamentos, hospitalizações, reabilitações, sequelas e óbitos. Nesse sentido, é importante lembrar que, ao se vacinar, a pessoa protege a si mesma e a comunidade na qual está inserida. Por isso, contamos com a adesão do público-alvo para aumentarmos a cobertura vacinal e a proteção em Cianorte e distritos”, destaca a secretária de Saúde, Rebeca Galacci.