Prefeitura leva cultura e diversão para a reinauguração da Praça 7 de Setembro

Publicado em: 26/08/2022 09:05 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Solenidade será dia 31 de agosto, no distrito de São Lourenço, e contará com apresentações dos alunos do Instituto Amafil e com a peça teatral “Amateur”

A Prefeitura de Cianorte inaugura, nesta quarta-feira (31), a revitalização da Praça 7 de Setembro, em São Lourenço. Além de conhecer o novo espaço, os presentes poderão desfrutar de momentos de lazer e diversão, com uma programação cultural preparada especialmente para a ocasião. As atividades têm início às 18h com a dupla sertaneja Anthony e Bellini. Na sequência, haverá apresentação das oficinas do Instituto Amafil. Então, às 20h, o espetáculo circense “Amateur”.

As atividades culturais marcam a entrega das obras de revitalização dos 4.022 metros quadrados de área da principal praça do distrito que, com investimentos de R$ 471.874,00, foi contemplada com brinquedos e playgrounds, academia da terceira idade (ATI), bancos, mesas, bicicletários, pergolado e lixeiras seletivas e comuns. Além disso, entradas acessíveis, locais PCD reservados em assentos nas mesas, a readequação de níveis (substituindo os desníveis por suaves inclinações ou por rampas e taludes), informações em braile nos totens de sinalização e a instalação de piso podotátil a deixaram mais inclusiva.

Conforme a arquiteta e urbanista responsável pelo projeto, Ângela Silva Santana, “buscou-se adaptar a praça para receber os habitantes com conforto e beleza, além de criar ambientes para o convívio da população, na intenção de atrair aqueles que ainda não a utilizam por falta de equipamentos”. A arquiteta explica, ainda, que foi realizada uma setorização do projeto. “Ao norte, o local destinado ao encontro, sob os pergolados e áreas sombreadas. Na região central, por conta da segurança, colocamos o setor infantil com os playgrounds. Mais ao leste, instalamos um deck amadeirado e arquibancada para manifestações públicas, feiras e shows. Já ao sul, a área de caráter de passeio e lazer gastronômico, deixando espaço para três foodtrucks”, ressaltou.

O paisagismo foi pensado para deixar a área sem muitas cores, somente a grama para contrastar com o piso cinza claro. Durante a floração dos ipês amarelos, apresentará uma coloração predominantemente verde e amarela, em alusão ao 7 de Setembro. “Convidamos a todos para que prestigiem esta programação cultural e conheçam a nova praça, que ficou muito agradável e aconchegante, ideal para a utilização das famílias”, disse o prefeito, Marco Franzato.

ESPETÁCULO: “Amateur” é uma encenação dinâmica, que usa técnicas de palhaçaria, teatro físico, mímica corporal, malabares com lenços mágicos e bolas de pingue-pongue, manipulação de objetos (isolation) e uma participação constante de público, gerando um ambiente familiar, divertido, alegre e estimulante.

A peça integra o Circuito Cultural Sesi, que na região Noroeste do Paraná contempla apenas seis municípios. Para assistir ao espetáculo não é necessário adquirir ingressos. Porém, quem puder levar a contribuição voluntária (não obrigatória) de um quilo de alimento não perecível, terá a doação encaminhada para o Programa de Ação Social (PAS).