Cianorte conta com grupo de apoio aos fumantes que desejam abandonar vício

 

Publicado em: 29/08/2022 12:14 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Nesta segunda-feira (29) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data que tem por objetivo reforçar ações de sensibilização dos males causados pelo uso excessivo do tabaco. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o hábito de fumar é uma doença epidêmica que causa dependência, devido à presença da nicotina, além de conter quase cinco mil substâncias tóxicas, causando risco de desenvolvimento de enfermidades graves.

Em Cianorte, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza gratuitamente à população grupos de combate ao tabagismo. O intuito da equipe é ajudar os participantes a abandonarem o vício, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Os encontros acontecem em duas turmas, uma às terças-feiras (na UBS Extensão) e outra às quintas-feiras (no Centro Social Urbano), em período noturno, e conta com a presença de profissinais como farmacêutico, enfermeiro, nutricionista e psicólogo que apoiam os membros em todo o processo.

“Neste ano, já realizamos o atendimento de aproximadamente 90 pacientes que buscavam uma vida mais saudável. Como as turmas são de até 12 pessoas, conseguimos estabelecer um vínculo maior e prestar um acompanhamento mais individualizado. Reiteramos o convite a quem deseja parar de fumar a participar conosco ”, destaca a nutricionista, Milena Costa.

Os interessados podem se inscrever diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência; ou preencher o formulário on-line disponibilizado no site da Prefeitura (https://cianorte.pr.gov.br), na área de banner rotativo ou direto pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeG3H6As-0qTyjeoP2lbGn-tKlj3_O2T34w48sr5nJOlERMrw/viewform. As inscrições seguem abertas durante todo o ano.