Alunos da rede municipal visitam “Cidade dos Dinossauros”

Publicado em: 31/08/2022 17:13 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Estudantes puderam conhecer Museu de Paleontologia e Vale dos Dinossauros, presentes em Cruzeiro do Oeste

Eles habitaram a Terra há milhões de anos e hoje, mesmo extintos, protagonizam desenhos animados e se transformaram em brinquedos que encantam crianças de todas as idades. Enquanto a ciência trabalha para conhecer melhor sua existência, os dinossauros se tornaram figuras muito presentes no imaginário infantil. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de Cianorte levou aproximadamente 600 alunos para conhecer as atrações ligadas ao assunto, presentes em Cruzeiro do Oeste.

O município que fica a cerca de 60 km de distância se transformou num ponto de importância do turismo científico no Brasil e na América do Sul, devido aos fósseis encontrados desde a década de 1970, que lhe conferiram o título de “Cidade dos Dinossauros”. Entre as atrações, há o Museu de Paleontologia, que conta com os achados na localidade, como 47 fósseis de pterossauros (répteis voadores pré-históricos) e o dinossauro inédito no mundo, batizado de Vespersaurus paranaensis. Há também o “Vale dos Dinossauros”, que integra as comemorações do 70º aniversário do município, composto por área de gastronomia, artesanatos, brinquedos, expositores e réplicas de dinossauros em tamanhos reais.

Participaram da atividade as turmas de 3ºs, 4ºs e 5ºs anos da Escola Jardim Aeroporto; de 4ºs anos da Escola Vicente Machado; de 5ºs anos da Escola Maria Montessori; e de 4ºs e 5ºs anos da Escola Jorge Moreira da Silva. Conforme a coordenadora Educacional e Pedagógica de Ciências e Inovação, Claudia Roberta Amorim Pereira Stefane, “o objetivo foi enriquecer as aulas e proporcionar aos alunos este contato com a história de maneira concreta. No museu, eles tiveram palestras e puderam ver os fósseis encontrados na região. Isto ficará pra sempre marcado na lembrança destes estudantes, pois quando colocamos os conteúdos em prática, o conhecimento ganha sentido”. Devido ao sucesso da iniciativa, no próximo ano, a Secretaria de Educação pretende estender a visita para todas as escolas municipais.