Campanha de vacinação contra a poliomielite termina sexta-feira

Publicado em: 05/09/2022 15:38 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

A campanha contra a poliomielite, que teve início no dia 08 de agosto, termina nesta sexta-feira (9). Pais ou responsáveis que ainda não levaram para vacinar as crianças com idade de um ano a menores de cinco anos devem se apressar para garantir as gotinhas que asseguram a proteção contra a paralisia infantil. Em Cianorte, a meta é vacinar 4.748 crianças. Porém, apenas 50,8% do público-alvo recebeu a imunização.

“Estamos com um trabalho intenso, desde o início da campanha, no sentido de convencer a população que vacinar é um ato de amor. Não podemos permitir que a pólio volte a fazer vítimas no nosso país, por falta de imunização. É por isso que disponibilizamos as doses em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, sendo que as do Cianortinho, Vila Sete, Morada do Sol e São Lourenço atendem até as 22h. Também fizemos um Dia D, com todas as UBSs abertas durante um sábado (20 de agosto). Outra ação para ampliar a cobertura vacinal foi levar as equipes de saúde até os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas para ministrarem as imunizações. Mesmo assim, ainda temos praticamente metade das crianças sem vacinar, o que nos deixa em alerta”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci.

A secretária lembra que “todas as vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde – SUS – são completamente seguras, licenciadas e rigorosamente testadas. Além disso, o acesso às doses é gratuito. Por isso, orientamos que levem as crianças para se imunizarem e não esqueçam da carteirinha de vacinação, pois ali estão todas as informações para o controle de dosagens ao longo da vida”, concluiu Rebeca.