Mês da Árvore tem programação especial em Cianorte

Publicado em: 09/09/2022 14:22 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Visitas ecológicas, plantio de mudas, apresentações culturais, corrida na natureza, cãominhada e ação solidária prometem movimentar a população

A partir desta segunda-feira (12), os cianortenses poderão desfrutar de uma agenda repleta de eventos de sensibilização ambiental atrelada a diversas vertentes, como educação, esporte, lazer, cultura e solidariedade. Isto porque, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, e com o apoio de parceiros, promove uma programação especial em decorrência do Mês da Árvore.

De segunda a sexta-feira, o Ecomuseu (Biblioteca Ecológica nas proximidades do Largo Independência) estará aberto para visitação, das 8h30 às 17h, e aos domingos, das 14h às 17h, com uma mostra de exemplares da fauna e flora nativas, promovida em parceria com a Unipar/Umuarama e a UTFPR/Campo Mourão.

A Trilha do Arboreto, localizada ao lado do Ecomuseu, também estará disponível para visitação, porém com agendamento prévio pelo telefone 3631-6152 ou pelo e-mail [email protected]. Os passeios poderão ser realizados de segunda a domingo, nos horários 8h30, 10h, 14h ou 15h30.

Já a iniciativa Pertencer, visa aproximar os cidadãos do Parque Municipal Cinturão Verde por meio do plantio de árvores. Os grupos interessados, como instituições de ensino ou empresas, também devem realizar agendamento pelo telefone 3631-6152 ou pelo e-mail [email protected].

No dia 21, no Paço Municipal, será lançada a Campanha Árvore Solidária, com o objetivo de arrecadar brinquedos para o Dia das Crianças, junto a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes. Os primeiros mobilizados serão os servidores e, em seguida, a ação passará para empresas e outras instituições interessadas em participar. As doações serão repassadas ao Programa Ação Solidária (PAS).

Entre os dias 23 e 25, a partir das 17h, na Praça Primo Manfrinato (Avenida Santa Catarina), será a vez da Praça da Primavera, com a 7ª edição da Ciaflora, em parceria com a Associação de Produtores de Flores e Turismo Rural de Cianorte (Aflotur), gastronomia e apresentações artísticas, com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Cultura.

No dia 25, acontece a 2ª Corrida das Perobas, junto a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com concentração na pista de caminhada da Avenida Minas Gerais e largada às 8h. Os interessados devem efetuar inscrição por formulário on-line https://forms.gle/wykBU9h4CBYdidrMA, até o dia 21.

Ainda no dia 25, haverá a 1ª Cãominhada, uma iniciativa da Diretran, que visa orientar para a responsabilidade dos tutores de animais no trânsito. Estão convidados a participar todos os cianortenses e seus animais de pequeno, médio e grande porte, desde que estejam seguindo as medidas de segurança, como coleira e focinheira, de acordo com o tamanho e temperamento do seu cãopanheiro. A concentração está marcada para as 9h, no ParCão (antiga praça do skate) e o percurso será pela Avenida Bahia até as proximidades da Rodoviária.

“Esta é uma programação elaborada com muito carinho para envolver toda a população, com o objetivo de desenvolver e aprimorar o cuidado com a natureza, os animais e a cidade desde a infância, passando por todas as faixas etárias. Agora, contamos com a participação dos cianortenses”, destaca a secretária de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Daniella Carraro Parreiras. As atividades seguem até 11 de outubro.