Projeto convida cianortenses a plantar uma árvore no Parque Cinturão Verde

 

Publicado em: 09/09/2022 16:22 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Ações do Pertencer acontecem entre 12 de setembro e 11 de outubro, mediante agendamento

“É preciso conhecer para preservar”. Acreditando nessa expressão, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, promoverá entre os dias 12 de setembro e 11 de outubro o “Pertencer”, em que cada cianortense poderá plantar, mediante agendamento prévio, a sua própria árvore nativa no interior do Parque Cinturão Verde. O objetivo é aproximar os cidadãos da floresta urbana, que está entre as maiores do país, para, assim, favorecer a sua preservação.

“Enquanto as pessoas apenas assistem o que está acontecendo é como se aquilo não fosse delas. A partir do momento em que elas colocam as ‘mãos na massa’, ou seja, se colocam a serviço da natureza, começam a entender que aquilo também é delas, que pertencem àquele Ecossistema. Então começam a pensar que também precisam cuidar das nossas árvores e do Cinturão. Trata-se de uma ação que gera pertencimento”, comenta o engenheiro ambiental e chefe da Divisão de Educação Ambiental, Evandro Castro.

A participação no projeto é gratuita e aberta a todos os cianortenses, que podem participar de forma individual ou coletiva (com os familiares, grupo de amigos ou com a equipe da empresa). Para isso, basta entrar em contato com a Secretaria através do Whattsapp (44) 9 9145-8630 e agendar uma data. “As ações podem acontecer de segunda a sexta-feira ou aos finais de semana, dependendo da disponibilidade dos brigadistas e guardas parques, já que são eles os responsáveis por abrir as covas e indicar os locais para o plantio”, explica Evandro. A ação integra a agenda do Mês da Árvore no município.