Tem início a terceira edição do CastraPet em Cianorte

Publicado em: 12/09/2022 17:25 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

A terceira edição do CastraPet Paraná, programa permanente de esterilização de cães e gatos, já começou em Cianorte. Na manhã desta segunda-feira (12), os primeiros animais inscritos junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal passaram pela castração, que acontece na estrutura montada no pátio do Centro Poliesportivo Carlos Yoshito Mori.

A iniciativa segue até a quinta-feira (15), contemplando até 600 animais. As cirurgias são gratuitas e, ao final, os pets recebem microchip e a medicação para o pós-operatório. “Além de promover o acesso às famílias que dificilmente teriam condições de arcar com os custos no particular, o programa garante reflexos positivos, tanto na saúde pública, com o controle populacional dos cães e gatos; quanto no bem-estar e longevidade dos animais”, destaca a secretária da pasta, Daniella Carraro Parreiras, lembrando que no caso dos gatos, é importante que, mesmo dóceis, sejam levados em caixas ou cestos fechados, evitando transtornos.

EDIÇÕES ANTERIORES: Na primeira edição do CastraPet em Cianorte, realizada em janeiro deste ano, em apenas um dia, 176 cães e gatos foram castrados. Já na segunda, que aconteceu em 25 e 26 de julho, 468 animais foram beneficiados, 34 a mais do que o era previsto pelos organizadores.

O PROGRAMA: A iniciativa é do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do IAT, em parceria com as prefeituras. As cirurgias são realizadas por equipes de veterinários que percorrem o Estado para atender a população de baixa renda, protetores e Organizações da Sociedade Civil (OSCs), mediante inscrição.