Programa Afim analisa variáveis de saúde e aptidão física dos atiradores

 

Publicado em: 14/09/2022 08:56 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Whatsapp

 

A equipe do Programa de Avaliação Física e Monitoramento (Afim), fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) com a Unipar campus Cianorte, esteve no Tiro de Guerra 05/011, na manhã desta terça-feira (13), apresentando os resultados da primeira avaliação realizada com os 88 atiradores matriculados, entre os dias 7 e 14 de junho. Além de acompanhar a aptidão física dos jovens, a ideia é oferecer orientações para a melhora do desempenho, saúde e da qualidade de vida, além de possíveis exercícios para o emagrecimento.

Segundo o professor responsável pelo projeto, José Pedro Paes Dalazoana, “foram investigadas variáveis de saúde e desempenho físico, como morfológicas e funcionais-motoras. Por se tratar de uma avaliação nos primeiros meses das atividades militares, alguns encontram-se abaixo dos índices esperados. Assim, nossa equipe deixou aos atiradores e seus respectivos comandantes os dados personalizados de cada indivíduo para que sejam usados como parâmetro na elaboração do programa de exercícios físicos e comparados com futuras avaliações".

O coordenador de Planejamento da SMEL, professor Vitor Hugo Machado, completou que “o Afim tem como objetivo trazer à população cianortense informações de saúde e desempenho, tendo como foco o atendimento de atletas, militares, idosos, grupos especiais e desportistas amadores”. Uma nova avaliação será realizada pelo programa junto aos atiradores no final do ano.