Questionário busca compreender as dificuldades das pessoas com deficiência na cidade

Publicado em: 19/09/2022 11:27 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Formulário on-line estará disponível até o final do mês

Nesta quarta-feira (21), a Lei Federal nº 11.133/2005, que instituiu o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebra 17 anos de criação e tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão. Em Cianorte, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência elaborou um questionário para entender quais as dificuldades que as PCD’s enfrentam na cidade e, consequentemente, embasar as políticas públicas voltadas a essas necessidades.

O formulário on-line está disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8zm2TOzm2VyWF8dDN6ikvdQ0meI-YVIa87d1eqWkaTffbtQ/viewform e também pode ser preenchido por familiares. São necessárias informações básicas da pessoa e há espaço para que o declarante relate seus desafios diários e sugestões sobre mobilidade urbana, mercado de trabalho, educação, lazer e outros.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rosilene Rodrigues, o órgão, que é deliberativo, consultivo e fiscalizador, está elaborando um Plano Municipal para trabalhar, ainda mais, a inclusão. “Com as informações do questionário, teremos um diagnóstico das adversidades e poderemos atuar de forma mais consistente na realidade da nossa cidade. Por isso, contamos com a participação das PCD’s e familiares”, destaca. O formulário segue disponível até o final do mês.