Equipes cianortenses classificam-se para Fase Nacional de Robótica First Lego League

Publicado em: 03/10/2022 15:32 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Alunos de nove e dez anos foram selecionados durante a fase regional, que aconteceu no último sábado (1º), no Paço Municipal

A animação e a criatividade invadiram o hall do Paço Municipal Wilson Ferreira Varella, em Cianorte, na manhã do último sábado (1º). O local sediou a fase regional de Robótica First Lego League, que selecionou as três equipes que representarão o município na fase nacional da competição, que acontece em Curitiba, no dia 20 de outubro. Para conquistar a classificação, os competidores precisaram elaborar e apresentar projetos e soluções de logística envolvendo diferentes meios de transporte, para segmentos variados.

A temporada, batizada de Cargo Connect, contou localmente com 12 equipes de estudantes com idades de nove e dez anos. Todos eles, integram o projeto-piloto de Robótica da Rede Municipal. “Foi uma manhã muito reveladora. Comprovamos o quanto essa iniciativa faz diferença na educação”, assegurou a secretária municipal de Educação, Kelly Werdenberg. “A expectativa é de que em 2023 esse evento seja ainda mais especial, já que pretendemos estender essa disciplina para todos os estudantes 3os, 4os e 5os anos do Ensino Fundamental”, completou.

COMPETIÇÃO

Na disputa, os grupos participantes utilizaram o conjunto Lego Education Spike Essential para construir os robôs e atender as 12 atividades propostas no Caderno de Engenharia. Os critérios de avaliação foram: solução, core values, modelo em equipe, programação, show me poster e apresentação geral. No júri técnico, formado por oito integrantes, estavam diretores de universidades; coordenadores e professores de cursos de graduação; representantes de organizações regionais ligadas à inovação e um professor de robótica.

“Fiquei impressionado com os projetos que apreciei no torneio. Tudo que os alunos aprendem vai muito, mas muito além da robótica”, enfatizou Valtemar Sartorelli, consultor do Sebrae/ PR, que foi um dos jurados. “Foi uma energia muito positiva que experienciei durante a apresentação dos pequenos que contagiou a todos. Esse projeto contribuirá muito com a educação no município”, citou o professor do curso de Design de Produto da UEM e coordenador da Fab Lab da instituição, Rodolfo Miyamoto, que também avaliou os projetos.

Para a diretora da Unipar, Dieine Cescon, que também atuou como jurada, “investir em inovação é uma tendência que veio para ficar e […] a metodologia experienciada transformará as equipes significativamente”. “É grandioso ver a escola pública de Cianorte ofertando esse novo horizonte. Ele vem para contribuir com o aprendizado dos estudantes, assim como para gerar impacto cultural, social, emocional e intelectual”, finaliza a também jurada, Keley Lorena Mendes Meluzi.

PREMIAÇÃO

Todas as equipes participantes foram premiadas com medalhas, entretanto apenas três seguem para a etapa nacional, em Curitiba, são elas: “Engenheiros da Robótica”, da Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierres, da professora Edna Ribeiro; “Os Uchihas”, da Escola Municipal Jorge Moreira, da professora Alessandra Rigoldi; e “Conectados na Rede”, da Escola Municipal Jardim Aeroporto, da professora Bruna da Silva Paes. Cianorte foi a única cidade do Brasil a realizar esta fase da competição presencialmente e está entre as três do estado – junto com Curitiba e Campo Largo – que realizaram o evento.