Cianortenses participam de torneio nacional de robótica First Lego League

Publicado em: 21/10/2022 16:48 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Três equipes da rede municipal de ensino representaram Cianorte na etapa nacional do First Lego League, evento de robótica, realizado na última quinta-feira (20), em Curitiba, que reuniu estudantes e professores de todo o Brasil para disputas de celebração, com reconhecimento prestado por medalhas, entregues a todos os participantes, de acordo com o quesito em que mais se destacaram.

Os “Engenheiros da Robótica”, da Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierres, da professora Edna Ribeiro; “Os Uchihas”, da Escola Municipal Jorge Moreira, da professora Alessandra Rigoldi; e “Conectados na Rede”, da Escola Municipal Jardim Aeroporto, da professora Bruna da Silva Paes, participaram na categoria Explore, voltada aos estudantes do Ensino Fundamental, de 6 a 10 anos.

O desafio foi a construção de soluções inovativas para o tema logística e transporte de cargas e marcou o encerramento da temporada chamada de Cargo Connect. “A cada ano, a Fundação First define uma temática diferente, baseado em problemas do mundo real. Com isso, os professores e alunos trabalham as diversas possibilidades. Ao final do período, as equipes se reúnem em torneios como este para avaliações, que envolvem testes de habilidades e diversão”, explicou a coordenadora municipal de Ciências e Inovação, Cláudia Roberta Amorim.

Os “Engenheiros da Robótica” receberam o reconhecimento de Team Model Award; “Os Uchihas” de Core Values Award; e os “Conectados na Rede” de Coding Award. A secretária municipal de Educação, professora Kelly Werdenberg Rodrigues, comemorou os resultados. “As três equipes fazem parte do projeto-piloto, iniciado em agosto deste ano, para implantação da disciplina de robótica no currículo do Ensino Fundamental. Por isso, a participação e desempenho no First Lego League demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou.