Palestra aborda assédios moral e sexual no serviço público municipal

Publicado em: 25/10/2022 11:26 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Na tarde da última segunda-feira (24), no anfiteatro da Unipar, a Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Cianorte promoveu a palestra “Assédio moral e sexual no serviço público municipal”, ministrada pelo procurador do trabalho, Dr. André Vinícius Milatti. O evento contou com a participação de servidores da Prefeitura, Capseci e Câmara Municipal, secretários, acadêmicos de Direito da Unipar e de Psicologia da Facec, e membros do Sindseci.

“Todos têm direito de trabalhar num ambiente livre de violência e assédio, ou seja, um local equilibrado, saudável e seguro”, afirmou Dr. André. O representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) discorreu, ainda, sobre as relações de trabalho e emprego; modalidades de assédio e como o MPT atua frente às denúncias.

“Estamos na iminência do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Assim, pensamos neste momento alusivo à data, como uma forma de trazer conhecimento, promover a interação e, ainda, apresentar a recém-criada lei municipal (Lei Complementar nº 125, de 26 de agosto de 2022), que trata dos assédios moral e sexual e também do canal disponível no site da Prefeitura, em que os servidores podem denunciar, de forma anônima ou não, casos de assédio no ambiente de trabalho”, explicou a procuradora jurídica, Dra. Clarissa Paranzini.

O prefeito, Marco Franzato, parabenizou a iniciativa e comentou sobre o trabalho desempenhado pelos servidores municipais. “É uma alegria estar na Prefeitura, convivendo com tantas pessoas comprometidas. Sinto muito orgulho da equipe, que entendeu o modelo desta gestão e busca servir à comunidade com seriedade, respeito e inovação”, ressaltou. Também participaram da iniciativa o presidente da Câmara Municipal, Wilson Pedrão, e os vereadores Tuika e professora Neuza Casassa.