Conferência discute direitos humanos de Crianças e Adolescentes em tempo de pandemia

 

Publicado em: 09/11/2022 17:23 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Nessa terça e quarta-feira (08 e 09), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, realizado na Unipar, teve como tema a “Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas públicas de proteção integral, com respeito à diversidade” e contou com a presença de, aproximadamente, 200 participantes. 

A abertura aconteceu na noite de terça-feira (08) e contou com leitura do regimento interno e palestra magna do professor Mestre em Serviço Social, Uílson José Gonçalves Araújo, que prestou  orientações para ampliar e aprofundar o debate a respeito do tema do encontro. Na quarta-feira (09),  os participantes foram divididos em cinco grupos de trabalho para discutirem propostas. No encerramento, houve a plenária final, com a apresentação das sugestões elaboradas e eleição dos delegados que as levarão para a Conferência Estadual. 

“Ficamos muito felizes em poder contribuir com mais este espaço para pensarmos em proposições para a promoção e defesa dos direitos dos nossos pequenos”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Aline Rosa Kist. “Este momento de conferência é para analisarmos o que já avançamos e o que ainda nos falta para que consigamos, cada vez mais, alcançar a garantia total de direitos da criança e do adolescente. Temos dificuldades, não podemos escondê-las, mas precisamos superá-las”, alegou a presidente do CMDCA, Stephanie Mariane Freitas Piveta. 


AUTORIDADES - A abertura ainda contou com as presenças da juíza de Direito da Vara da Infância e da Juventude, Dra. Marília Mitie Yoshida; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Wilson Pedrão; das secretárias municipais de Educação, Kelly Wenderberg; e de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, Aline Soares de Almeida Leal; do delegado do Nucria, Dr. Wagner Soares Quintão dos Santos; do técnico do Escritório Regional da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Sidney de Souza; da presidente do Conselho Tutelar, Lenir Oliveira Gonçalves; e da representante das crianças e adolescentes, Monaliza Farias Sena.