Cianorte é contemplada com Ambulatório Médico de Especialidades

Publicado em: 17/11/2022 16:52 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Na manhã desta quinta-feira (17), durante o evento Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população, em Foz do Iguaçu, o governador, Carlos Massa Ratinho Júnior, anunciou a construção de dez Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), sendo um em Cianorte.

Os ambulatórios prestam atendimento multiprofissional e regionalizado, em parceria com os municípios, para a realização de consultas e exames especializados de média complexidade, e pequenos procedimentos cirúrgicos. Cianorte receberá a construção por ser o município sede da 13ª Regional de Saúde e também por ser gestão plena dos recursos do MAC (Média e Alta Complexidade). Após finalizada, a unidade será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Noroeste (Ciscenop).

"É parte de um programa amplo de investimentos em regionalização da saúde. Em breve, teremos essas novas unidades auxiliando municípios importantes do Paraná", afirmou o governador. “Este pacote está voltado para o avanço no atendimento da média complexidade de especialidades médicas aos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS. É um salto de qualidade na prestação de serviço para a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O AME da Capital do Vestuário será do tipo II, com cerca de 2,5 mil metros quadrados de área, 22 consultórios e sete salas de exames. A obra foi estimada em R$ 14 milhões, sendo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), custeará 98% do valor. O município ficará responsável pela contrapartida de 2% e também pelo acompanhamento da obra.

“Nossa gratidão ao governador, Ratinho Júnior, e ao deputado estadual Márcio Nunes, por olharem pra nossa região com tanto carinho. O AME com certeza ampliará os atendimentos especializados, otimizará e potencializará os recursos e fortalecerá a regionalização das ações, já que trará o serviço de saúde para mais próximo da casa das pessoas. Sem esquecer que uma estrutura nesse porte, moderna, voltada exclusivamente para especialidades, será um grande atrativo para novos profissionais. Quem ganha é toda a regional”, comemorou o prefeito, Marco Franzato, também presidente do Ciscenop.

*Com informações da AEN-PR