Vencedores de Concurso Cultural sobre o Trabalho Infantil são premiados

Publicado em: 23/11/2022 16:03 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Na noite da última terça-feira (22), no Teatro Cândido Garcia (Unipar), foi realizada a premiação do Concurso Cultural “Resgate à infância: Diga não ao trabalho infantil”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e secretarias municipais de Assistência Social e de Educação.

Participaram do certame os alunos de 4ºs e 5ºs anos das 15 escolas municipais que, após trabalharem a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em sala de aula, produziram desenhos sobre o tema. Foram premiadas as três melhores ilustrações de cada escola. Os primeiros lugares receberam um smartphone; os segundos, uma bicicleta; e os terceiros, uma caixa de som, todos custeados por recursos de multas aplicadas pelo Ministério Público do Trabalho.

“Esta atividade vai muito além de um concurso de desenho. Trata-se de uma ação educativa, social e de conscientização das crianças sobre seus próprios direitos. Agradecemos ao Ministério Público do Trabalho pela parceria”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Aline Rosa Kist, representando o prefeito, Marco Franzato.

“Nosso objetivo é promover reflexões sobre o direito à infância segura, à educação e à saúde, livres da exploração e de outras violações. Precisamos falar sobre o trabalho infantil para romper as barreiras que o normaliza na sociedade, desmistificando diversas questões e levando informações corretas para a população, em especial, para as nossas crianças”, destacou o procurador do Trabalho, Dr. André Vinícius Melatti.

O evento foi abrilhantado pela apresentação musical do professor André de Matos Santana e seus alunos de violão e flauta. Também estavam presentes o vice-prefeito, João Alexandre Teixeira; os vereadores Pastor Dejair Melo e Márcia Pereira; a secretária Municipal de Educação, professora Kelly Cristine Werdenberg Rodrigues; a chefe de Divisão dos Direitos das Crianças e Adolescentes e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Stephanie Freitas Piveta Azevedo; e o representante do Conselho Tutelar, o técnico Fábio Magalhães dos Santos.