Iniciativa pretende garantir mais sustentabilidade à pecuária cianortense

 

Publicado em: 02/12/2022 12:43 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Programa de Produção Agropecuária Sustentável utilizará a estratégia da Integração Lavoura Pecuária Floresta para aumentar a produtividade

A Prefeitura de Cianorte lançou, na noite da última terça-feira (29), uma proposta de política pública inédita que promete transformar a pecuária no município. O Programa de Produção Agropecuária Sustentável, o PROPAS, utilizará a estratégia da Integração Lavoura Pecuária Floresta para aumentar a produtividade de carne, couro, leite e derivados, assim como de forragem, mandioca e eucalipto. A iniciativa foi apresentada pelo secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho, e aconteceu durante o evento técnico “Manejo e Conservação do Solo e da Água – Rumo ao Carbono Neutro”, no auditório do Paço Municipal. 

Segundo o secretário, o PROPAS integra diferentes sistemas produtivos agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. “Na propriedade, conseguiremos fazer um cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades. Assim, será possível, inclusive, recuperar áreas degradadas”, pontuou. “Serão vários ganhos ambientais. A presença de árvores no sistema, por exemplo, promove o sequestro de carbono produzido pela criação do gado e a interação entre os componentes do sistema tende ao equilíbrio, beneficiando a biodiversidade”, completou. 

Dentre os demais pontos positivos, Anízio argumentou que “a presença de árvores nas pastagens cria um microclima mais favorável aos animais, promovendo conforto térmico e, consequentemente, uma maior produção. Além disso, os insumos agrícolas utilizados passam a beneficiar mais de uma cultura, otimizando os custos; e a ciclagem dos nutrientes passa a ser maior, tornando os solos mais produtivos”. Ele também citou o aumento da oportunidade de mão de obra durante o ano todo, assim como dos ganhos, provenientes não apenas dos derivados dos animais como também da produção da madeira, por exemplo, que passa a ser uma possibilidade de negócio. 

Para o prefeito, Marco Franzato, “o PROPAS é, sem dúvidas, uma excelente oportunidade para agirmos na pecuária com consciência ambiental, prezando pela conservação e regeneração do solo, e também de aumentarmos nossa produção. Para se ter uma ideia, com essa iniciativa, estimamos ter um crescimento de até 70% na produção de carne e leite”, ressaltou, durante o lançamento. “Esse conjunto de técnicas já existe, mas a grande novidade é o fato de estarmos transformando-o em uma política pública, que pretende apoiar o homem do campo para aderir a esse projeto de diferentes formas”, concluiu. 

 

FUNCIONAMENTO

O PROPAS será destinado a pequenos e médios produtores rurais, que possuam propriedades com até 33 alqueires; renda anual que não ultrapasse R$ 500 mil e que a agropecuária seja a sua principal fonte de faturamento. Atualmente, os profissionais da Secretaria de Agricultura estão realizando o pré-cadastro dos interessados e formulando o Projeto de Lei que deve ser encaminhado para a Câmara, tornando o projeto uma política pública. Caso a norma seja aprovada, a partir de abril do ano que vem os técnicos devem iniciar a análise dos solos. 

Na sequência, deve ocorrer a implantação efetiva do plano, que compreende, entre outras coisas, a cessão de calcário, esterco de frango, horas máquina e mudas. Inicialmente, o município planeja investir cerca de R$ 2,2 milhões ao ano com o PROPAS, atingindo cerca de 1.000 hectares por ano e 250 produtores rurais. “Estimamos que a implementação desse sistema pioneiro de produção represente um aumento de 3% no Valor Bruto da Produção Municipal que, atualmente, gira em torno de 1,26 bilhão”, explica o secretário de Agricultura. 

 

EVENTO 

O lançamento do PROPAS aconteceu durante o evento técnico  “Manejo e Conservação do Solo e da Água – Rumo ao Carbono Neutro”, promovido pela AREARC, Sindicato Rural, Prefeitura de Cianorte e IDR-PR, com o apoio da Conea, Faep Fea, Mutua-PR e Facec. As formações aconteceram nos dias 28 e 29 de novembro, com palestras ministradas por especialistas sobre o assunto e visitas técnicas.