Verão exige cuidados extras com a hidratação

Publicado em: 27/01/2023 13:48 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com publicação mensal, o projeto Cianorte Mais Saudável, promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, inicia 2023 com dicas de hidratação para aproveitar a estação mais quente do ano. Isto porque, durante o verão, com as altas temperaturas, o organismo tende a perder mais líquido e sais minerais, seja pela respiração, transpiração ou urina, e, quando a ingestão de água não é suficiente, pode gerar dor de cabeça, constipação intestinal, pele ressecada, câimbras musculares, irregularidade na pressão sanguínea, entre outras consequências.

Ocorre que o corpo humano é constituído por aproximadamente 70% de água e a maioria das funções necessita dela para trabalhar corretamente. É a água que regula a temperatura corporal, protege órgãos e tecidos, lubrifica as articulações, auxilia na desintoxicação, ajuda na absorção de nutrientes, combate a retenção de líquidos, melhora a circulação sanguínea e facilita o trabalho do intestino, fígado e dos rins.

Por isso, é importante não esperar sentir sede para beber água, porque já pode ser um sintoma de desidratação, assim como suor excessivo, boca seca e inchaço. Mantenha uma garrafinha cheia sempre perto de você: em casa, no trabalho, na academia, ao fazer uma caminhada e, até mesmo, em um passeio. Procure não deixar para tomar tudo de uma vez. O ideal é ingerir quantidades moderadas ao longo do dia. Confira mais dicas:

- Tome água ao acordar e, durante a rotina, mantenha uma garrafa por perto. Mesmo sem ou com pouca sede, beba com frequência.

- Lembre-se: a sede já pode ser um sinal de desidratação. Não espere sentir para beber água!

- Quantidade: a indicação é o consumo de 35 ml por quilo de peso corporal, por dia. Por exemplo, uma pessoa de 60 kg deve ingerir 2,1 litros de água diariamente.

- Coloque lembretes de “beber água” em locais estratégicos ou aproveite os aplicativos com essa função.

- Coma frutas e vegetais ricos em água: melancia, melão, morango, laranja, abacaxi, tomate, pepino, rabanete, cenoura, alface, entre outros.

- Diminua o consumo de sal e evite frituras e bebidas alcoólicas, pois contribuem para a desidratação. Prefira alimentos e bebidas naturais.