Cianorte registra aumento de 34% no uso do transporte público com Passe Livre

Publicado em: 01/02/2023 16:08 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Gratuidade no serviço movimentou 93.863 passageiros durante janeiro

Cianorte concluiu o primeiro mês de 2023 com um crescimento significativo no número de usuários do transporte público municipal. Em relação ao ano anterior, quando a média mensal de passageiros foi de 70 mil, houve um aumento de 34%, tendo em vista que até 31 de janeiro foram 93.863 passes. O resultado está atrelado à implantação, pela Prefeitura, do Programa Passe Livre, que garante a gratuidade no serviço e incluiu outros 11 bairros em suas operações.

Segundo a Viação Cianorte, empresa terceirizada que estabeleceu o convênio com o órgão público, até o fim de janeiro foram emitidos quase 12 mil cartões de gratuidade e a procura continua alta. “Ao analisar as tabelas com os dados, notamos o aumento da quantidade de passageiros a cada dia e a expectativa é que esses números cresçam ainda mais. Começamos o mês com, aproximadamente, mil passageiros diários e terminamos com quase três mil”, afirma o representante da empresa, Matheus Gurginski.

Atualmente, circulam pela sede do município e em Vidigal 10 linhas, em que atuam 11 ônibus. “Já nesse primeiro mês, pudemos comprovar o quanto este era um projeto importante e aguardado pelos cianortenses. Não só pelos números, como também pelos relatos emocionantes de pessoas que escutamos e que ganharam mobilidade. Gente que precisava do serviço de transporte no seu bairro e também que fosse gratuito. Agora ficou mais fácil trabalhar, fazer uma atividade de lazer ou visitar alguém querido”, pontua o prefeito, Marco Franzato.

CARTÃO

Para usufruir do serviço, os cidadãos devem apresentar um cartão eletrônico ao adentrar aos ônibus. O cadastro está sendo realizado na sede da Viação Cianorte (Av. Allan Kardec, 298), assim como no Terminal Central (Avenida Brasil, 203), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Basta apresentar um documento com foto e um comprovante de residência. O cartão fica pronto na hora e não tem custo.

Caso o usuário precise de segunda via, haverá cobrança de R$ 8. Sem o cartão, o preço do bilhete é de R$ 5. Cidadãos de outros municípios que trabalham na Capital do Vestuário também têm o direito de utilizar o transporte gratuito, sendo preciso, além dos documentos citados, apresentar um comprovante do local de trabalho (holerite ou carteira de trabalho). Para os usuários que já utilizam o cartão, não é necessária a atualização imediata, pois o mesmo continuará tendo validade até junho/2023.

SERVIÇO

Sugestões e reclamações a respeito da qualidade do serviço de transporte ofertado devem ser feitas através do canal oficial da Prefeitura de Cianorte. Basta acessar o site do município (cianorte.pr.gov.br) e clicar no ícone ouvidoria. Não é necessário se identificar. “A partir do contato, a matéria é encaminhada para a avaliação do Comitê de Transporte Coletivo Municipal, que é composto por representantes da Prefeitura, da Câmara, da ACIC e do Conselho do Desenvolvimento Comunitário de Cianorte, e responsável pela fiscalização da prestação do serviço”,  explica a ouvidora geral do município, Daniele Simão. “Quando o cidadão realiza o contato através do meio oficial, é gerado um protocolo que garante a ele acompanhar a resolução e a resposta ao seu pedido”, completa.